COSMOS

MÊIKE RÁS FÂN e Gaivota Naves são atrações da sétima edição do Night Lab

Projeto noturno traz ainda o astrofísico Alan Alves Brito, a Dj Gaivota Naves e sessão de observação do céu da varanda do SESI Lab com o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB)

A sétima edição do Night Lab convida os brasilienses para ver o céu de uma forma diferente nesta quinta-feira (5/10). Abordando a ciência mais antiga do mundo, a astronomia, o programa intitulado Cosmologias – tentativas de entender o Universo irá investigar, das 19h à meia-noite, fenômenos cósmicos de um jeito descontraído, com oficinas interativas, conversa com especialistas e apresentação inédita do álbum MÊIKE RÁS FÂN, do cantor pernambucano Lirinha.

A programação se inicia com projeções no painel de Led com imagens da Nasa. Na varanda do 1º pavimento do museu, o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) irá disponibilizar telescópios para observação do céu noturno a partir de uma das vistas mais privilegiadas de Brasília.

Os ingressos já estão disponíveis no site do SESI Lab por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A política de gratuidade do museu é mantida, com entrada permitida para maiores de 18 anos. A iniciativa é inspirada no programa After Dark, do Exploratorium, de São Francisco (EUA), com resultados expressivos na aproximação do adulto com a ciência. O Night Lab é primeira experiência nessa linha realizada no Brasil.

O público pode usar os equipamentos por ordem de chegada até as 22h, com orientação dos membros do clube. Criado em 1986, o CAsB é formado por astrônomos amadores e profissionais para proporcionar experiências e troca de informações.

A discotecagem vai estar rolando a partir das 20h, e será feita pela cantora, compositora e atriz Gaivota Naves, que irá colocar clássicos da música brasileira. Às 22h, o palco em frente ao painel de led será ocupado pelo artista Lirinha, que irá fazer apresentação única em Brasília com o álbum MÊIKE RÁS FÂN, lançado em 2023.

A Conversa Poética, um encontro sem mediação externa, com ao menos dois especialistas que falam sobre a temática da edição, reunirá o astrofísico Alan Alves Brito, finalista do Prêmio Jabuti 2020, e a artista visual, especialista maker e pesquisadora Denise Rodrigues. A conversa irá ocorrer no túnel do museu, localizado na passagem subterrânea revitalizada, com capacidade para 100 pessoas sentadas, devido ao sucesso das edições anteriores.

Além das atrações musicais e o bate papo especializado, a sétima edição do Night Lab conta com a oficina Satélites do futuro, na qual as pessoas irão montar uma miniatura de satélite em MDF, além de conhecer a importância, as funções e a história dos corpos.

Outra possibilidade entretenimento da noite é a performance cênica Pedra e ar, da artista Lygia Clark, e a teoria da relatividade de Albert Einstein, apresentando o objeto como uma possibilidade de leitura do modelo de deformação do espaço-tempo em um campo gravitacional.

Mais Lidas