Após as acusações de plágio, a Bauducco cancelou a campanha “Magia Amarela”, estrelada por Juliette e Duda Beat. O projeto chamou atenção pelas semelhanças com o projeto AmarElo, do rapper Emicida, lançado em junho de 2019. Em nota, a empresa afirma que a música Magia Amarela foi criada como parte da campanha, mas não se posicionou sobre a acusação de plágio.
A campanha tinha como objetivo celebrar o amarelo "icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão", disse a Bauducco. A marca pontuou ainda que a tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, "tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais".
"Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração", disse a empresa em nota. Apesar das acusações em relação às cantoras, a marca afirmou que as mesmas não têm qualquer envolvimento na criação do projeto. "É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema", acrescentou a empresa em nota.
Segundo a Bauducco, a escolha de Juliette e Duda Beat tinha como intuito refletir o propósito da campanha. "São duas artistas que já tinham uma amizade e formam uma 'família' com BR nos laços de afeto, de afinidade e de arte".
Também em nota, a cantora Juliette informou que ela e sua equipe "jamais iriam compactuar ou participar de atitudes de plágio e apropriação criativa". “Fui contratada para uma campanha publicitária em que interpretaria uma canção e um videoclipe e, nesses casos, os processos de liberações autorais são de responsabilidade do contratante. Peço desculpas e lamento profundamente as consequências deste ocorrido”, disse a cantora.
- Emicida, Juliette e Duda Beat: Entenda como o caso pode ser plágio
- Irmão de Emicida acusa Juliette de plágio e ameaça processo
Acusação de plágio
A música Magia amarela, colaboração entre Juliette e Duda Beat, lançada nesta quarta-feira (18/10), repercutiu na internet e gerou polêmicas pelas semelhanças com o projeto AmarElo de Emicida, lançado em 2019. As alegações de plágio dizem respeito ao cenário fotográfico, a fonte da arte de divulgação, conceito e estética do trabalho musical.
Produtor e irmão de Emicida, Evandro Fióti, se manifestou sobre o caso e também enfatizou a importância do conceito do trabalho. "Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”, disse o produtor nas redes sociais.
O produtor questionou a ética do mercado musical e revelou que a marca chegou a entrar em contato com eles e não aceitaram o acordo por conta de cronograma, prazo e questões financeiras. O cantor Emicida não se pronunciou sobre o assunto.
Leia na íntegra a nota da Bauducco
A música "Magia Amarela", protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: "Um sentimento chamado Família".
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam "uma família" com br nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br