Tá na hora, tá na hora, tá na hora de estrear, afinal, a contagem regressiva para o retorno de Xuxa aos cinemas acabou. Após um hiato de 14 anos, retorna às telonas e vive a protagonista Fada Tatu da obra literária de Thalita Rebouças. O filme Uma fada veio me visitar estrelado pela eterna rainha dos baixinhos não teria hora melhor para chegar aos cinemas nacionais como hoje, em pleno Dia das Crianças.
A comédia nacional é baseada no best-seller homônimo de Thalita Rebouças, que assina o roteiro ao lado de Patrícia Andrade. Capitaneado pela rainha que virou fada, o longa conta com um elenco recheado de estrelas como Zezeh Barbosa, Denise Del Vecchio, Lívia Inhudes, Dani Calabresa, Henrique Camargo, Vitória Valentim e Tomtom Périssé, que faz a sua estreia como atriz.
Dirigido por Vivianne Jundi, o longa provavelmente contempla todos os requisitos para fisgar os pais e mães dos baixinhos ao apostar na nostalgia da década de 1980. Na tela, Xuxa vive sete personagens marcantes dos anos 1980: Madonna, Boy George, She-ra, Cindy Lauper, Clara Nunes, Jennifer Beals em Flashdance e a amiga pessoal, Angélica.
A produção acompanha a Fada Tatu, que ficou congelada durante quatro décadas e agora se encarrega de aprender a lidar com as novidades do mundo atual. Além disso, ela tem a tarefa de fazer Luna, protagonizada por Tomtom Périssé, e Lara virarem melhores amigas, apesar de se odiarem. O problema é que Lara é simplesmente a menina mais metida do colégio, e ainda por cima vive um romance com Pedro Maia, jovem cobiçado na escola. Com muito esforço, algumas doses de magia e diálogos descontraídos, Tatu conquista a confiança da jovem Luna.
Em entrevista coletiva, Xuxa declara que decidiu voltar ao cinema após 14 anos por ter sido impactada pelo livro. "Quando li, fiquei apaixonada porque a história dele é incrível. Eu falava com a Thalita que eu queria muito fazer o filme, mas que tinha dificuldade para decorar e ela me tranquilizou dizendo: 'que ia arrasar'. Só tenho que agradecer a toda a equipe, apesar de alguns problemas meus que eu falava: 'preciso de TP' e ele me acompanhava mesmo que eu não olhasse pra ele, mas queria ver que estava ali", comenta. A Rainha dos Baixinhos ainda adiantou. "Já estamos pensando nos próximos", ressalta.
Xuxa destaca que Angélica foi a personagem que mais gostou de revisitar na produção. "Falei pra ela: 'eu vou fazer você' e ela me disse: 'pode deixar que a pinta eu te mando'. Até achei estranho como ela mandaria e aí chegou lá em casa uma caixinha com vários adesivos. Fiquei bastante entusiasmada com isso porque estava homenageando uma pessoa que eu gosto muito. Inclusive eu fiz uma ligação pro Luciano na hora e ele falou: 'pô tu tá gata' e falei 'claro eu tô tua mulher'", relata.
A escritora Thalita Rebouças revela como é ter uma das maiores artistas de todos os tempos em um filme escrito por ela. "Eu não acreditei! Ela tem meu WhatsApp, fala comigo e sabe meu nome. A gente se namora já tem um tempo e eu sempre fui muito fã, sou baixinha assumida, então ter a fada da minha vida vivendo a minha fada que é a única personagem fantástica que eu já escrevi pra mim é muito lindo. O fato de ter a Xuxa nesse filme faz a baixinha que mora em mim berrar e chorar toda vez que penso que esse sonho virou realidade", diz.
Tomtom Perissé revela qual foi o maior desafio de embarcar nesse projeto. "Acho que consegui fazer esse papel porque a minha ficha não caiu durante o processo inteiro, eu estava lá e pensava: 'Caraca, o que está acontecendo?'. Eu guardava toda a emoção pra depois e ficava muito feliz, fiz com todo esforço e dedicação possível. Uma das partes mais difíceis foi falar com uma fada de um jeito orgânico e natural. Me diverti muito", comenta, com entusiasmo.
A humorista Dani Calabresa, fã de carteirinha da Xuxa, ressalta como foi a experiência e como fez para guardar todas as emoções ao gravar com ela. "Só consegui porque não tivemos cenas juntas, senão os paramédicos teriam que invadir o set. Eu amo a Xuxa, nem vi o cachê, era o filme da Xuxa e o texto da Thalita Rebouças já topei. Xuxa é uma 'ídola', boa atriz, comediante e todos os filmes dela inspiraram gerações. Fiquei muito empolgada, o filme é muito divertido, inspirador e trata questões da adolescência com muita leveza e vamos gostar de vê-lo várias vezes", afirma.
Rainha das gotinhas
Uma fada veio me visitar realiza uma parceria com o Ministério da Saúde para a campanha de vacinação. Xuxa é a porta-voz dessa iniciativa, parecida com a que realizou em Lua de cristal, em que os fãs tiveram que levar 1kg de alimento não perecível para entrar na estreia. Nos anos 1980, a rainha dos baixinhos entoou o slogan 'gotinha gotinha tchau tchau paralisia infantil' e 97% das crianças se vacinaram. O Brasil tornou-se o primeiro em vacinação. "A Ludmilla fez uma coisa muito linda que deve ser lembrada e relembrada. Eu pensei que coisa bacana da parte dela e fiquei pensando o que a gente poderia fazer no caminho da Ludmilla", afirma. A artista ainda comenta a importância da vacinação. "Antigamente, o filho nascia e a gente já vacinava, era uma coisa normal. Hoje em dia as pessoas duvidam da ciência", relata.
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br