A atriz Gwyneth Paltrow voltou a causar polêmica na internet — e, o que é ainda mais perigoso, a atrair a fúria dos brasileiros. Tudo isso porque a Pepper Potts do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) disse que usa o Oscar conquistado por seu papel em Shakespeare Apaixonado como peso de porta em seu jardim.
A declaração foi dada durante uma entrevista que a atriz deu à revista Vogue, na qual uma jornalista visita sua casa e comenta sobre a estatueta. Foi quando a artista — que já se envolveu em outras tretas na internet, como quando começou a vender velas com fragrância de sua vagina — revelou que o tão cobiçado prêmio tinha se transformado em um apetrecho banal em sua mansão.
E a Gwyneth Paltrow que usa o Oscar que ganhou em 1999, e que todos sabem que foi roubado de Fernanda Montenegro, para segurar um portão da casa dela. Eu achei um desrespeito. Pois devolve pra dona sua baitola. pic.twitter.com/vsAh28Sqm1
— manu ?? (@GondimEmanuel) October 9, 2023
A fala repercutiu muito mal em todo o mundo, mas o ranço se tornou especialmente maior no Brasil. Isso porque Paltrow conquistou esse Oscar de Melhor Atriz em específico em 1999, mesmo ano em que a nossa Fernanda Montenegro também disputava o prêmio por Central do Brasil — uma conquista que todo mundo acredita que foi roubada da diva brasileira. Inclusive, recentemente, grandes nomes do cinema, como Glenn Close, reforçaram esse discurso ao dizer que Montenegro é quem deveria ter sido vencedora naquele ano.
Independente disso, o fato é que a fala de Gwyneth Paltrow reacendeu essa implicância do brasileiro, uma bronca que encontrou eco em outras partes do mundo. Nas redes sociais, muita gente repercutiu mal à revelação, principalmente por considerar que a atriz de Shakespeare Apaixonado fez muitíssimo pouco caso de uma conquista que é sonhada e batalhada por tantos outros profissionais — e justamente em um momento em que os atores estão em greve lutando por mais reconhecimento.
Mas o Oscar virou mesmo peso de porta?
Só que, apesar de toda a raiva e revolta causada, a verdade é que as coisas não são bem assim. Logo após a fala começar a repercutir, um porta-voz de Gwyneth Paltrow veio a público esclarecer que tudo não passou de uma brincadeira da artista, uma piada feita em um momento de descontração com a jornalista da Vogue.
A nota explica que a entrevista em vídeo feita pela revista aconteceu na residência da atriz na cidade de Hampton, no estado da Virgínia, e que a estatueta do Oscar que aparece segurando a porta de seu jardim é apenas uma réplica. De acordo com o texto, a própria Paltrow já tinha revelado anteriormente ao jornal The New York Times que o prêmio que ela recebeu da Academia por Shakespeare Apaixonado está em sua casa em Nova York.
Além disso, como o site Variety relembra, a própria atriz já tinha dito outras vezes sobre o peso que foi ter vencido o Oscar e que essas declarações anteriores mostravam como ela levou a sério a conquista — bem diferente do tom despretensioso que ela mostra na conversa com a Vogue.
No início de 2023, a Pepper Potts da Marvel falou ao podcast Call Her Daddy que se sentiu extremamente pressionada com a vitória e que isso a levou a uma nada saudável crise de identidade. Segundo ela, ter ganhado o maior prêmio de sua profissão faz com que você não saiba qual o próximo passo a ser dado e que, em paralelo a isso, toda a atenção que lhe foi dada da noite para o dia foi angustiante demais.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br