Literatura

Versão em inglês de Torto Arado é lançada em Nova York

O evento de lançamento do livro traduzido por Johnny Lorenz e com a capa de Paola Saliby ocorreu na New York Public Library (NYPL), na Quinta Avenida, em Nova York

Itamar Vieira Júnior ganhou o Prêmio Jabuti com 'Torto arado', traduzido para 24 idiomas -  (crédito: Todavia/Divulgação)
Itamar Vieira Júnior ganhou o Prêmio Jabuti com 'Torto arado', traduzido para 24 idiomas - (crédito: Todavia/Divulgação)
postado em 09/10/2023 14:55

Maior sucesso da literatura brasileira nas últimas décadas, Torto arado chega ao mercado norte-americano com o título Crooked Plow. O autor Itamar Vieira Júnior participou do evento de lançamento que teve uma conversa com seu tradutor Johnny Lorenz, na tarde de sábado (7/10). O escritor baiano autografou o livro no lobby da Biblioteca Pública de Nova York, em Midtown Manhattan Nova York (EUA). 

O livro do escritor baiano foi traduzido para o inglês por Johnny Lorenz, que já traduziu os livros Cidade sitiada e Um sopro de vida, da também brasileira Clarice Lispector. Lorenz conta, em nota, que levou quase três anos traduzindo Torto arado para o inglês. A capa da edição norte-americana foi feita pela ilustradora e artista visual brasileira Paola Saliby e retrata as duas irmãs protagonistas do livro numa paisagem do Sertão da Bahia.

O romance tem as irmãs Bibiana e Belonísia como protagonistas e retrata três gerações de uma família de afrodescendentes na região da Chapada Diamantina, na Bahia, que vivem em condições semelhantes à escravidão. Lançado em 2019, Torto arado já vendeu mais de 700 mil exemplares e venceu o Prêmio Jabuti, premiação mais importante da literatura brasileira. A obra de Vieira Júnior está iniciando uma carreira internacional sendo traduzida para 24 idiomas. A editora Verso Books é responsável pela edição em inglês.


 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação