TENDÊNCIA

Após febre, TikTok limita o alcance das lives de NPC por 'ações repetitivas'

Desde o início de setembro, as lives de NPC têm se tornado cada vez mais comuns no Tiktok — e alguns produtores de conteúdo têm conseguido monetizar alto com a trend

Após alcançar grande popularidade nas últimas semanas — principalmente por virar piada —, o TikTok começou a limitar o alcance das famosas lives de NPC. O relato do caso é de alguns usuários da plataforma. Para quem não conhece, as transmissões se resumem a pessoas caracterizadas de personagens de videogame falando frases prontas de acordo com a interação de quem assiste as lives.

Desde o início de setembro, as lives têm se tornado cada vez mais comuns na rede de vídeos — e alguns produtores de conteúdo têm conseguido monetizar na casa das dezenas de milhares de reais com o público que assiste e paga para que o personagem faça alguma coisa específica.

De acordo com os usuários, a empresa estaria tirando esses vídeos da página principal "Para Você", principal forma de acesso a conteúdos no app. Assim, as lives só seriam encontradas se o usuário já segue o perfil que está transmitindo ou por um link específico.

Segundo relatos, ao iniciar uma transmissão do tema, o TikTok mostra uma mensagem informando que a visibilidade da live será restrita.

"Sua live não pode ser recomendada e será restrita nos resultados de busca, porque ela pode apresentar conteúdo que envolve ações muito repetitivas, não autênticas ou degradantes para induzir os espectadores a enviarem Presentes. Isso está alinhado com as normas de qualificação do feed Para Você conforme nossas Diretrizes da Comunidade", diz a notificação.

O Correio tentou contato com o Tiktok para comentar o caso e aguarda resposta. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.

Febre nas redes

A sigla NPC vem do mundo dos games e significa "Non Playable Character" ("personagem não jogável", em tradução livre), ou seja, aqueles personagens de jogos que aparecem durante a história, mas que não são controláveis. Eles podem simplesmente ficar parados ou andando, apenas compondo o cenário do game, ou serem mais ativos na narrativa — por exemplo, passando uma missão, dando dicas ou vendendo suprimentos.

Uma característica desses personagens, na grande maioria dos jogos, é a repetição de frases ou gestos várias vezes. Nas lives do TikTok, portanto, os criadores de conteúdo imitam esses movimentos repetidos e dizem frases prontas diversas vezes. 

*Com informações da Agência Estado

Mais Lidas