Literatura

Salgado Maranhão lança livro que reúne poemas da carreira

A voz que vem dos poros representa uma coletânea das produções do artista, que completa 70 anos em novembro próximo

Em comemoração aos 70 anos de um dos mais notáveis poetas da literatura brasileira, Salgado Maranhão, a Editora Malê lança uma antologia poética, intitulada A voz que vem dos poros. O livro é resultado de uma seleção criteriosa de poemas da trajetória de quatro décadas do artista, trazendo um retrato profundo e multifacetado da carreira. A noite de autógrafos acontece segunda-feira (25/9), às 19h, na Livraria da Travessa, no Leblon (RJ).

A obra é uma jornada pela poesia do estado do Maranhão e teve curadoria do próprio poeta, Salgado Maranhão, além do professor e filósofo, Rafael Campos Quevedo, e do Doutor em Letras (PUC-Rio), Vagner Amaro. “Essa antologia traz uma mostra bastante fidedigna de minha produção poética nos últimos 40 anos. São variados períodos de rupturas e aperfeiçoamentos da minha linguagem. Por meio dela, o leitor poderá comparar as escolhas que formaram minha sintaxe”, explica o escritor em nota.

A coleção reúne 40 anos de carreira a partir de dois pilares, sendo eles a diversidade de expedientes formais e, o outro, da reiteração de um núcleo imagético do qual a obra permeia. Os poemas dialogam com as paisagens que foram ponto de partida para o autor mudar a percepção da realidade. A voz que vem dos porcos celebra, portanto, o legado literário do poeta, que se consolida como um dos pilares da literatura contemporânea.

 

Mais Lidas