Cinema brasileiro

'Ângela', inspirado na história de Ângela Diniz, estreia nesta quinta (7/9)

Longa-metragem dirigido por Hugo Prata e protagonizado por Isis Valverde está na lista de longas que vão concorrer a uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2024

Depois de ter a estreia adiada, o filme Ângela chega aos cinemas nesta quinta-feira (7/9). No longa-metragem, que tem direção de Hugo Pena e roteiro de Duda de Almeida, Isis Valverde viverá Ângela Diniz, uma socialite mineira que foi violentamente assassinada aos 32 anos pelo namorado Doca Street em 1976.

Após uma tumultuada separação, onde teve que ceder a guarda dos seus três filhos, Ângela conhece Raul Fernando do Amaral Street (Gabriel Braga Nunes), e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela.

A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas em uma casa de praia na cidade de Búzios (RJ). No entanto, a vida tranquila rapidamente se transforma quando Raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador.

A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil. No elenco, estão ainda Alice Carvalho, Bianca Bin, Carolina Mânica, Chris Couto, Emílio Orciollo Netto e Gustavo Machado. A produção é da Bravura Cinematográfica e a coprodução é da Star Productions. A distribuição é da Downtown Filmes.

Indicados para representar o Brasil no Oscar 2024

A lista com seis títulos escolhidos pela Comissão de Seleção será anunciada no dia 5 de setembro. No dia 12 de setembro, será anunciado o filme que representará o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2024.

Entre os nomes indicados, além de Ângela, estão Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e Nosso Sonho, cinebiografia de Claudinho e Buchecha dirigida por Eduardo Albergaria. Neste ano, a expectativa está em O Homem Cordial, de Iberê Carvalho e Angela, de Hugo Prata, que traz Isis Valverde no papel de Angela Diniz, socialite que foi vítima de feminicídio em 1976 pelo seu namorado Doca Street.

A comissão que irá escolher o filme é composta por 23 profissionais. Todos com algum tipo de ligação com o mercado audiovisual brasileiro. No caso de empate na escolha final, o voto de desempate ficará a cargo da presidência da Comissão, Ilda Santiago.

Confira abaixo a lista completa de indicados

A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira
 Ângela, de Hugo Prata
Chef Jack, O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiuza Zenha
Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, de Roberto de Oliveira
Estranho Caminho, de Guto Parente
Jair Rodrigues – Deixa que Digam, de Rubens Rewald
Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry
Medusa, de Anita Rocha da Silveira
Ninguém é de Ninguém, de Wagner de Assis
Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho
Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria
O Alecrim e o Sonho, de Valerio Fonseca
O Espaço Infinito, de Leo Bello
O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernardo Tererê, de Caco Souza
O Homem Cordial, de Ibere Carvalho
O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares
O Rio do Desejo, de Sergio Machado
Pedágio, de Carolina Markowicz
Perdida, de Luiza Shelling Tubaldini
Perlimps, de Alê Abreu
Raquel 1:1, de Mariana Bastos
Regra 34, de Julia Murat
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho
Segundo Tempo, de Rubens Rewald
Sinfonia de um Homem Comum, de José Joffily
Tia Virginia, de Fabio Meira
Tração, de André Luís
Urubus, de Claudio Borrelli

Oscar 2024

A 96ª edição do tradicional Oscar, está marcada para 10 de março de 2024. O evento, como de costume, será realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Devido a greve de atores e roteiristas de Hollywood, a cerimônia de celebração do prêmio pode ser adiada.

Tags