Evento

Expo Favela: acervo histórico do Correio vai compor exposição do evento

O Correio Braziliense forneceu fotos e matérias do acervo histórico do jornal para compor a exposição que vai retratar a história das comunidades carentes do Distrito Federal

O Correio Braziliense está presente na Expo Favela Brasília, evento que ocorre neste fim de semana (2 e 3/9), no museu interativo SESI Lab. O jornal forneceu fotos e matérias do acervo histórico para compor a exposição que vai retratar uma perspectiva única das comunidades do Distrito Federal, destacando as histórias e culturas das favelas da região. 

O presidente da Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF), Bruno Kesseler, destaca a importância da parceria entre o Correio e a Expo Favela: "Para nós é muito importante ter um parceiro de mídia como o Correio Braziliense, um dos maiores veículos de mídia que nós temos em Brasília, e com certeza faz muita diferença a gente ter essa visibilidade, tanto para o nosso público quanto para outros públicos que a gente não tem acesso direto".

"Essa parceria com certeza é muito relevante e muito importante, não somente a parceria de mídia, mas a possibilidade de ter a marca do Correio Braziliense, que é uma marca muito forte, traz pra gente uma credibilidade e engrandece ainda mais o nosso evento", complementa. 

O evento contará com um estande composto pelos arquivos disponibilizados pelo Centro de Documentação do Correio Braziliense (Cedoc). Ao todo, 55 páginas de matérias e 24 fotos tiradas entre 2005 e 2019 farão parte da exposição. 

Francisco de Sousa Lima, que trabalha no Cedoc há 37 anos, ajudou a fazer a seleção dos arquivos que foram enviados para a Expo Favela. "Cederam um espaço para o jornal no evento, obviamente cogitando que o jornal é uma das principais fontes (históricas), se não a principal. Começamos a pesquisa, olhamos nas nossas bases e selecionamos o material, dando preferência aos materiais feitos pelos fotógrafos da casa", explica. 

"Acho que foi uma parceria positiva, tenho certeza que vai ser um grande evento e o jornal não poderia estar de fora disso", finaliza. 

Sobre o evento

A Expo Favela busca conectar a periferia e as tendências de inovação no mercado nacional e internacional, além de mostrar como pessoas desse núcleo movimentam setores importantes da sociedade. A etapa de Brasília apresentará oportunidades de ascensão profissional a partir do incentivo à educação. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela internet ou na bilheteria física do local.

O evento tem uma grade de programação repleta de atividades, com todos os detalhes disponíveis no site e nas redes sociais do evento. A partir das 14h do sábado (2/9), no espaço Arena 360, ocorrerá o painel de abertura com a presença de autoridades. A editora e cronista do Correio Mariana Niederauer participará do evento. 

Serviço

  • Data: 2 e 3 de setembro
  • Programação: das 13h às 22h.
  • Funcionamento SESI Lab: das 10h às 19h.
  • Local: SESI Lab - Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia — Setor Cultural Sul