Música

7NaRoda pretende abrir novos caminhos do samba em Brasília

O grupo é uma das atrações deste ano do Festival CoMa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O grupo 7NaRoda -  (crédito:  Nina Quintana)
O grupo 7NaRoda - (crédito: Nina Quintana)
postado em 02/10/2023 19:19 / atualizado em 03/10/2023 10:48

Uma das rodas de samba, considerada como a mais tradicional de Brasília, o 7NaRoda completa 16 anos de carreira este ano. O grupo é famoso por manter o espírito do samba da velha guarda vivo na capital federal. O grupo formado por 5 integrantes é uma das atrações do Festival CoMa do CCBB Brasília deste ano.

A roda de samba atualmente é composta pelos músicos Breno Alves (pandeiro e voz), Kadu Nascimento (percussão e voz), Guto Martins (percussão),Pedro Molusco (Cavaquinho) e Rodrigo Dantas (Violão 7 Cordas) ; sendo Breno, Kadu e Guto, os únicos da primeira formação a permanecer no grupo. O 7NaRoda carrega a marca de manter viva a tradicionalidade do samba na capital Federal, mas não descartam a busca pelo novo na música.

“Temos esse compromisso de manter vivo o samba raiz, mas não nos prendemos somente a ele, sempre pesquisamos e abrimos espaço para outras vertentes do samba, como as mais atuais e criamos assim um estilo próprio, então não seguimos uma única vertente, exploramos diversas delas para entender de fato o que é o samba”, explica Kadu Nascimento.

Anteriormente conhecido como Adora Roda, o grupo surgiu em 2006 através de uma parceria com uma produção local e 10 músicos da cidade, músicos do Clube do Choro e músicos que integravam uma formação de um grupo que se chamava fina arte. Desde sempre o 7NaRoda explora os diferentes ritmos do samba, o choro e mescla também com o contemporâneo.

Breno Alves, um dos fundadores do grupo junto de Kadu Nascimento, diz que tocar as grandes referências e improvisar no estilo próprio é a maneira deles de homenagear o samba nacional e como é satisfatório o reconhecimento do público. “Nossa intensa pesquisa nas várias vertentes do samba nos faz chegar aos grandes nomes do cenário, que se tornam nossas referências e também são referências para os admiradores do estilo, mas também montamos nosso estilo próprio e ousamos no ritmo. Afinal. o que seria o samba na sua essência sem o improviso e a narração do cotidiano do povo brasileiro”, explica.

Atração do 5º dia do Festival CoMA

O 7NaRoda é uma das atrações do quinto dia de Festival CoMA e o grupo teve um cuidado de preparar uma apresentação especial para a ocasião. O show vai refletir a diversidade do festival e também vai se unir com a diversidade que o próprio samba traz.

No repertório estarão músicas de grandes nomes do samba brasileiro, como Jorge Aragão, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Gonzaguinha,Sérgio Meriti Clara Nunes, Fundo de Quintal e também nomes do MPB, como Chico Buarque, Djavan e Ivan Lins. E ainda músicas do primeiro disco do grupo Convocação, como A vida me valeu, Senhora sereia,Princípio, meio e fim e Veio pra ficar.

“Vai ser um show bem bacana, e a gente tá bem animado para mostrar o nosso samba no festival e levar um pouco da nossa música brasiliense para o público”, comenta eufórico Guto Martins em entrevista ao Correio.

O grupo promete um show animado e divertido e bem diverso para o público que vai curtir o evento. O 7NaRoda convida Teresa Lopes e se apresenta no domingo (08/10), quinto dia do Festival CoMa junto de outros nomes como, Baianasystem e Boogarins.

Coma no Correio


Ao longo do mês, o Correio tem feito, nos meios on-line e impresso, um passeio entre as atrações do Festival CoMA, traçando um retrato dos artistas e a relação com Brasília e o evento.

 *Estagiária sob supervisão de Pedro Ibarra


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação