Em comemoração aos 70 anos de um dos mais notáveis poetas da literatura brasileira, Salgado Maranhão, a Editora Malê lança uma antologia poética, intitulada A voz que vem dos poros. O livro é resultado de uma seleção criteriosa de poemas da trajetória de quatro décadas do artista, trazendo um retrato profundo e multifacetado da carreira. A noite de autógrafos acontece segunda-feira (25/9), às 19h, na Livraria da Travessa, no Leblon (RJ).
A obra é uma jornada pela poesia do estado do Maranhão e teve curadoria do próprio poeta, Salgado Maranhão, além do professor e filósofo, Rafael Campos Quevedo, e do Doutor em Letras (PUC-Rio), Vagner Amaro. “Essa antologia traz uma mostra bastante fidedigna de minha produção poética nos últimos 40 anos. São variados períodos de rupturas e aperfeiçoamentos da minha linguagem. Por meio dela, o leitor poderá comparar as escolhas que formaram minha sintaxe”, explica o escritor em nota.
A coleção reúne 40 anos de carreira a partir de dois pilares, sendo eles a diversidade de expedientes formais e, o outro, da reiteração de um núcleo imagético do qual a obra permeia. Os poemas dialogam com as paisagens que foram ponto de partida para o autor mudar a percepção da realidade. A voz que vem dos porcos celebra, portanto, o legado literário do poeta, que se consolida como um dos pilares da literatura contemporânea.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br