Famosos

Ex-moradora de comunidade, Bianca Andrade abre o jogo sobre meritocracia

A influenciadora e empresária nasceu e cresceu em uma comunidade do Rio de Janeiro

Boca Rosa viveu em uma comunidade do Rio de Janeiro -  (crédito: Divulgação)
Boca Rosa viveu em uma comunidade do Rio de Janeiro - (crédito: Divulgação)
postado em 19/09/2023 11:40

Bianca Andrade foi convidada para ir em um podcast de um dos coachs mais famosos da internet e rasgou o verbo sobre meritocracia. A influenciadora, dona de uma empresa de milhões, relembrou da época que viveu em uma comunidade do Rio de Janeiro.

Segundo Bianca, no lugar onde cresceu e viveu boa parte da sua vida, em uma comunidade carioca, não há espaço para meritocracia. A influenciadora declarou que, para ela, a situação é mais confortável por ser branca e padrão, mas lamentou a situação das mulheres negras.

"[…] Meritocracia, isso não existe no lugar de onde eu vim. Eu ouço muito isso de coachs e pessoas que admiro, desse discurso que se você quer, você faz. ‘Isso é desculpinha, você está onde você mereceu’. Isso não existe, de onde eu vim, eu convivi com amigos que já não estão mais vivos, são pessoas [da comunidade], que não tem o menos estímulo, menor referência. A gente vê nossos pais sofrendo muito, isso porque eu tô falando do meu lugar de mulher branca, padrão e privilegiada. Imagina uma mulher preta de favela", disparou.

"Essa fala não constrói, eu entendo que às vezes, é em uma boa intenção", acrescentou. Bianca diz que só conseguiu porque tinha uma base familiar estruturada e seguiu: "tem gente que não tem essa base familiar, então, esse discurso, por mais que seja no lugar de ajudar, para muita gente é um lugar de exclusão."

A post shared by BIANCA (@bianca)

O post Ex-moradora de comunidade carioca, Bianca Andrade abre o jogo sobre meritocracia foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br