A 5ª edição do Made in Japan está prestes a começar com a promessa de celebrar a cultura e a gastronomia japonesas na capital federal. O evento ocorre entre 23 e 24 de setembro, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, e oferece a quem passar pelo local a oportunidade de vivenciar uma verdadeira viagem à terra do sol nascente com arte, moda, artesanato e música.
“Em 2017, nós nos aproximamos do pessoal do Clube Nipo. Através dessa amizade e parceria, nós os convidamos para criar um evento com a comunidade japonesa, mas também para os brasileiros, principalmente para reforçar essa amizade entre os dois países, que já vem de muito tempo, desde a imigração japonesa”, conta Eduardo Lima, um dos organizadores do evento, sobre como surgiu a ideia da feira.
Segundo o idealizador do Made in Japan, as expectativas estão altas, uma vez que o evento está se propondo a trazer atrações inéditas no Brasil, como máquinas gashapon — espécie de versão japonesa máquina de pegar ursinhos —, que estão vindo de fora do país.
“Embora tenhamos feito uma edição no ano passado, essa é a primeira pós-pandemia que acontece na sua totalidade. Essa edição estamos com a expectativa bem positiva, no sentido que as pessoas vão prestigiar realmente e celebrar essa parceria juntos. O Brasil e o Japão se parecem em muitos aspectos. Nesses momentos e eventos que reforçamos o que temos de mais parecido”, pontua.
- Prepare o hashi para celebrar 115 anos de cultura japonesa no Brasil
- Festival do Japão: a cultura nipônica está em festa no Distrito Federal
- Anime Summit traz cultura japonesa a Brasília e dubladores famosos
Atrações
Entre os artistas que irão subir ao palco estão expoentes da cultura nipo-brasileira, Matsuri Dance com Harumi, Pamela Yuri, Fábio Yoshihara e Edson Saito. Os tradicionais tambores japoneses, como Reiwa Daiko, RKMD e Kishourako, e as apresentações com a seleção brasileira de sumô e de ilusionismo oriental também fazem parte das atrações. O público ainda pode conferir um espetáculo exclusivo e emocionante, o “Elton Jonh Sinfônico”, do Maestro Rogério Martins (SP) acompanhado da Orquestra Filarmônica de Brasília.
Para os fãs de animes, o espaço recebe ainda um disputado concurso de cosplay e conta com uma gashapon, um tipo de máquina de venda automática muito popular no Japão que oferece, em troca de uma ficha ou moeda, mangás para escolha. A Fundação Japão também estará presente no evento. A instituição leva a realidade virtual, com óculos especiais que trazem uma imersão completa por meio de imagens japonesas.
A programação conta ainda com grandes dubladores brasileiros, entre eles, Francisco Junior, conhecido por dar voz a personagens como Sukuna em Jujutsu Kaisen, Crocodile em One Piece, Escanor em Os Sete Pecados Capitais, Gyõmei Himejima em Deymor Slayer, entre outros.
Gastronomia japonesa
Na gastronomia, o público poderá saborear pratos típicos da culinária oriental, como sushi, sashimi, temaki, yakisoba, lamen, takoyaki, donburi, gyoza, harumaki, karaage, tempurá, udon, e muitas outras delícias.
Serviço
5ª edição Made in Japan
Data: 22 a 24 de setembro de 2023 (sexta a domingo)
Horário: sexta, de 18h às 00h; sábado, de 11 às 00h; e domingo, de 11 às 20h
Valores: R$10 (meia-entrada) e R$20 a (inteira)
Ingressos solidários: mediante doação de 1kg alimento não-perecível (exceto sal), brinquedos, livros ou agasalhos em bons estados terão direito a meia-entrada.
Venda: https://www.bilheteriadigital.com/madeinjapabrasilia
Classificação livre
Mais informações: @madeinjapanbsb
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br