Em comemoração aos 50 anos do Templo Shin Budista de Brasília, o local receberá, entre esta quinta-feira (21/9) e 16 de outubro, uma exposição de imagens de Buda. A ideia é proporcionar ao público, uma imersão por meio da arte Budista.
A exposição, que contará com cerca de 50 peças, oferecerá uma experiência sensorial, em que cada um poderá explorar, livre de conceitos, a diversidade das manifestações do budismo Theravada, Mahayana, Vajrayana e Hinduismo Balinês.
As peças representam, nas mais diversas manifestações, o Buddha Shakyamuni, o Buddha Amida, os Grandes Buddhas, os Bodhisattvas e as Deidades. “108 marcas distinguem cada uma das imagens, entre elas, feição, postura, mudras, vestimenta, lóbulos e usnisa. A feição é a principal marca das peças da exposição”, explica Luiz Claudio, dono da coleção.
As peças exibidas fazem parte de uma coleção familiar que se iniciou há mais de 20 anos por Luiz Claudio, Andreia, João Pedro e Catarina a partir de viagens pela Ásia e foram trazidas de países como Camboja, China, Coréia, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Myanmar, Nepal, Singapura, Sri Lanka, Tailandia, Tibet e Vietnã.
Luiz Claudio conta que a paixão pela arte budista nasceu no Templo de Brasília. "Foi a imagem do Buddha Amida, exposta no templo, que despertou esta paixão", relembra
Serviço:
Exposição de Budas
Abertura: Dia 21 de setembro (quinta-feira) 18h30
Local: Templo Shin Budista Terra Pura (Área Especial 315/316 sul)
Funcionamento
Até o dia 16 de outubro
De terça a sexta, das 15h às 19h30
Sábados, das 9h às 13h30
Domingos, das 9h às 11h30
Gratuito
Mais informações: (61) 3245-2469
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br