Abraçando o espírito do campo, a cidade recebe o evento que disputa o título de maior feira agropecuária do Brasil, a Expoabra. Ela retornou no último domingo, com programações culturais, palestras, áreas de alimentação, mostras de animais e shows até 17 de setembro, no Parque Granja do Torto.
Com uma programação recheada de muita música sertaneja, para hoje, a festa apresenta João Gomes, Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon, que sobem ao palco da Expoabra pela segunda vez. Grandes nomes do piseiro, vertente do forró sertanejo, esses artistas estiveram presentes na edição do ano passado, que reuniu cerca de 170 mil pessoas no primeiro fim de semana. A dupla, Iguinho e Lulinha, também abrilhanta a programação musical amanhã.
Além disso, outros nomes de peso fazem parte da programação completa do festival, que passeia entre gerações e reúne novos e antigos artistas do cenário musical. Felipe Araújo, Pedro Paulo e Matheus, Edson e Hudson, Rio Negro e Solimões e Zezé di Camargo e Luciano estão distribuídos pelos outros cinco dias de shows: amanhã, sexta-feira e sábado.
"Todo evento que nos dá espaço e oportunidade para mostrar nossa música, tem nosso respeito e nosso afeto. Ainda mais eventos que saem do nosso eixo nordeste. Ver que outras regiões abraçaram e nos querem bem, é uma admiração enorme como artista e como um grande amante do forró", explica João Gomes ao Correio. Para hoje, ele promete um show cheio de alegria, música boa e sucessos da carreira. "Sem esquecer, claro, daquelas mais queridas da nossa música popular brasileira e que fazem parte do nosso repertório", completa.
Tarcísio do Acordeon chega à cidade pela terceira vez e promete uma experiência maravilhosa. "O público pode esperar o melhor que o Tarcísio pode trazer: muita sofrência, muito forró e muito vaquejada, tem um pouco de tudo no repertório do gordinho", afirma. "Fazer parte de uma exposição, como a Expoabra, que reúne pessoas de todos os estados do Brasil, nos dá certeza que o forró e a vaquejada não são mais só regionais e, sim, nacionais", acrescenta o cantor, uma das atrações da noite de hoje.
Urbanização sertaneja
Apesar da música sertaneja, inicialmente, ser restrita ao som da viola e às letras que espelhavam o estilo de vida caipira, ela seguiu a evolução dos outros ritmos e tornou-se mais urbana, menos específica do campo e mais aberta a novas temáticas, como amor, traição e vivências da cidade, porém manteve a melodia característica do início. Essa adaptação permitiu que o gênero vestisse uma roupagem moderna e cosmopolita, conquistando brasileiros de várias classes e regiões do país.
Hoje, a música sertaneja não só superou as barreiras dos territórios, como se estabeleceu como o ritmo mais escutado no país. Segundo o Datafolha, em 2022, esse estilo musical foi o mais ouvido entre jovens e adultos, de 15 a 29 anos, no Brasil. Resultado do movimento de identificação entre quem escuta e quem canta, o fato é que o público se vê representado nas letras, seja por situações cotidianas, ou pelas raízes que tangem.
Modão no Cerrado
Ao conquistar a dominância do gênero no país, o Centro-Oeste é a região que mais escuta sertanejo, com 87% de preferência entre os entrevistados, segundo o projeto Hello Monitor Brasil (2019).
"Brasília é uma das cidades mais sertanejas do Brasil, tanto que em todos os shows que fizemos, sempre fomos muito bem recebidos e o povo cantou com muita emoção, muita ênfase nas músicas, por saber que é o estilo principal deles. Claro, tem baladas eletrônicas, muitas coisas acontecem em Brasília, mas, com certeza, o sertanejo é o que comanda. Brasília antigamente era a capital do rock, mas, hoje, eu falo que é do sertanejo", afirma a dupla sertaneja Diego e Arnaldo. Amanhã, eles trazem um show especial e exclusivo, com composições que passeiam por toda a carreira.
Com isso, a capital não é apenas receptiva para o gênero sertanejo, mas também para as vertentes e subgêneros dele. São eles, o sertanejo raiz, romântico, dançante e universitário, que também se desdobram em outros. "Brasília sempre nos recebe muito bem. Nem sei exatamente qual é a vez que estamos em Brasília, mas ela é uma região que é bem adepta do forró e que nos dá palco e voz", ressalta João Gomes.
Tarcisio do Acordeon também destaca a relação que tem com o público da cidade. "Sempre fui bem recebido pelo público do Distrito Federal. Vou levar todo meu amor e carinho para o público", conclui com entusiasmo.
*Estagiários sob a supervisão de Severino Francisco.
Serviço
Expoabra 2023
Hoje e amanhã, às 19h, na Granja do Torto. Os ingressos para o show de hoje de João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, Iguinho e Lulinha custam a partir de R$110 podem ser adquiridos por meio da plataforma online Ingresse. Para a apresentação de amanhã com Felipe Araújo e Diego e Arnaldo a entrada é franca.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br