Multicultural

Taguaparque é palco do projeto 'Virando o Jogo', com música, teatro e cinema

Neste sábado (2/9), jornada de inspiração e empoderamento, com entrada franca, promete muita diversão para público de todas as idades e gêneros. O encontro começa a partir das 10h

Cena da peça teatral 'Vixe Maria'. 1/9/2023 -  (crédito: Rondineli Borges/Divulgação)
Cena da peça teatral 'Vixe Maria'. 1/9/2023 - (crédito: Rondineli Borges/Divulgação)
Correio Braziliense
postado em 01/09/2023 20:08

Neste sábado (2/9), o Taguaparque recebe o projeto 'Virando o Jogo', uma iniciativa do Instituto Cultural e Social Lumiart, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O evento traz apresentações de música e dança, espetáculo teatral, roda de conversa e exibição do filme 'Virada de Jogo', que conquistou o prêmio de Melhor Roteiro na Mostra Brasília de 2022, no Festival de Cinema de Brasília.

O encontro começa a partir das 10h e tem o objetivo de fortalecer o empoderamento feminino, a inclusão e a igualdade de gênero. Uma das atrações é o espetáculo 'Vixe Maria' que, com humor, mostra a superação de uma mulher que descobre o próprio poder, apesar das dificuldades que enfrenta. A apresentação é uma adaptação livre da obra de Ariano Suassuna.

Além disso, o projeto exibe o filme 'Virada de Jogo', um curta sobre seis vozes que contam histórias de mulheres que compartilharam dores e transformaram a união feminina em amor, esperança e luta. Elas mostram que não há limites para a pressão que a mulher é capaz de suportar, pois frente a cada obstáculo, a força transborda e gera, naturalmente, uma nova virada.

  • Cena da peça teatral Vixe Maria. 1/9/2023 Rondineli Borges/Divulgação
  • Cena da peça teatral Vixe Maria. 1/9/2023 Rondineli Borges/Divulgação
  • Cena da peça teatral Vixe Maria. 1/9/2023 Rondineli Borges/Divulgação
  • Dona Gracinha da Sanfona. 1/9/2023 Rondineli Borges/Divulgação

A atração musical fica por conta de Dona Gracinha da Sanfona. A artista é a resistência pura do povo nordestino e da cultura popular brasileira. Gracinha nasceu em Floriano (PI) e enxerga bem pouco, apenas com o olho esquerdo, e só anda com a perna direita, mas nada a impediu de se entregar à paixão pelo forró pé de serra.

Terão também apresentações de dança do Grupo Resiliência Negra, Mestre Minhoca, do Grupo de Sobradinho Rota do Cavalo, e palestras inspiradoras de mulheres fortes e resilientes. Na roda de conversa, a cineasta pernambucana e embaixadora da paz Nubia Santana compartilhará a jornada que a levou a ser presidente da Aprocine (Associação de Produtores e Realizadores de Cinema e Audiovisual). Antes, a cineasta caminhava 36km para estudar e trabalhava como carvoeira no interior de Pernambuco.

Ao término do evento, todos os participantes serão agraciados com um lanche delicioso e terão a oportunidade de interagir com convidados especiais. Mais do que um simples evento, a jornada de inspiração e empoderamento 'Virando o Jogo' representa uma celebração da diversidade cultural que define nosso país.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br