Artes Cênicas

Companhia Giradança se apresenta no Movimento Internacional de Dança

A Cia do Rio Grande do Norte vem a Brasília para uma única apresentação do espetáculo ‘Graça’, nesta sexta-feira (1º/9)

Espetáculo infantil 'Fica Comigo' -  (crédito: Lu Barcelos)
Espetáculo infantil 'Fica Comigo' - (crédito: Lu Barcelos)
Correio Braziliense
postado em 01/09/2023 17:01 / atualizado em 01/09/2023 20:18

Na terceira semana do Movimento Internacional de Dança (MID), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília e o Espaço Cultural Renato Russo recebem três espetáculos. Nesta sexta-feira (1º/9), o CCBB vai receber o espetáculo de dança Graça, da Companhia Giradança, do Rio Grande do Norte, às 20h, no Teatro do CCBB. No sábado (2/9) é a vez do espetáculo de Uma dança de ossos em tempos de praga, de Annabella, e Bâtard sauvage, de Roberto Dagô, às 20h, no Teatro Galpão Hugo Rodas.

O espetáculo Graça, de autoria da coreógrafa Elisabete Finger, faz um questionamento sobre “o ser fêmea”. As bailarinas da companhia, Jania Santos, Joselma Soares e Ana Carolina Vieira, contam, por meio da dança, histórias que atribuem aos próprios corpos qualidades e possibilidades múltiplas, como nas narrativas mitológicas. A apresentação é de classificação indicativa para maiores de 18 anos.

O espetáculo Uma dança de ossos em tempos de praga vai narrar a história de um caos mundial que teve início após um período de chuvas incessantes desenterrarem e espalharem os ossos de mulheres mortas pelas cidades mundo afora. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.

Já Bâtard Sauvage une a dança, performance, teatro e artes visuais para investigar o corpo brasileiro a partir do que seria o “complexo de vira-lata”. O termo “complexo vira-lata” foi usado na década de 1950 pelo jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues e popularizou-se como uma forma de descrição pejorativa de um indivíduo que vive em condições precárias. O termo também é associado a humilhação. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.

O MID também terá programação infantil no domingo (3/9). Às 16h, no CCBB, o espetáculo Fica comigo, do Ateliê do Gesto, de Goiânia, vai narrar a história de um guardador de memórias que passou a vida a armazenar as lembranças nos porões da imaginação e decide reviver os momentos marcantes da própria vida.

O MID é realizado  pelo Instituto Bem Cultural e conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O festival recebeu co-patrocínio da Embaixada da França e do Instituto Francês Paris, e conta com apoio institucional do Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Dança do Distrito Federal, Centro Coreográfico Nacional de Tours, Espaço Cultural Renato Russo e Naoum Plaza.

Serviço

Movimento Internacional de dança

Graça, Companhia Giradança (Rio Grande do Norte)
Sexta-feira (01/9), às 20h, no teatro do CCBB. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados pela plataforma online do CCBB Brasília.


Uma Dança de Ossos em Tempos de Praga – Annabella e
Bâtard Sauvage, de Roberto Dagô
Sábado (02/9), às 20h, no Teatro Galpão Hugo Rodas, no Espaço Cultural Renato Russo. Uma peça seguida da outra. A entrada é gratuita mediante retirada de senha com 1 hora de antecedência do início da programação

Fica Comigo, Ateliê do Gesto (Goiás)
Domingo (03/9), às 16h, no Teatro do CCBB. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados pela plataforma online do CCBB Brasília.

 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação