Curta metragem

Marcelo D2 produz curta sobre importantes artistas negros

O rapper questiona como seria o encontro entre Clementina de Jesus, João da Baiana e Pixinguinha há 100 anos atrás, e faz público refletir

O rapper Marcelo D2 lançou, nesta quarta-feira (30/8), o curta-metragem IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas, no canal dele no Youtube. A produção questiona o que aconteceria se Clementina de Jesus, João da Baiana e Pixinguinha se encontrassem há 100 anos para discutir o futuro do samba. Assim, o artista convida o público a embarcar na produção audiovisual sobre o samba.

O curta foi produzido pela Pupila Dilatada, produtora de Marcelo D2 e Luiza Machado, junto com a Elemess. A obra visa honrar o passado, celebrar o presente e construir o futuro, em uma conversa entre os três artistas. O ator Lucas Prado interpreta Pixinguinha, Clementina é interpretada por Pamela Aguiar, e João da Baiana por Fernando Rubro.

O curta se passa na cozinha de Clementina e os diálogos ocorrem durante a feitura do almoço com a celebração da cultura brasileira em um clima descontraído. A trama ocorre no ano de 1923, mas com a linguagem poética do artista é possível confundir com os dias atuais, o que mostra uma reflexão de que os problemas enfrentados nos dias de hoje não são diferentes de há 100 anos atrás.