A desordem apontada desde o subtítulo, Caos mutante, no filme As Tartarugas Ninja mostra a quantidade de personagens afetados por uma substância mutagênica que instaura a desordem nesta animação capaz de reanimar uma franquia que resiste há quatro décadas. Com roteiro de Seth Rogen (que ainda dá vida ao personagem Bebop) e Evan Goldberg (de Superbad), o filme tem direção de Kyler Spears e Jeff Rowe (A família Mitchell e a revolta das máquinas).
O que está em jogo na trama é a origem e o desenvolvimento de um quarteto de irmãos que deixa o esgoto de Nova York para buscar o posto de heróis mutantes. Independente de ordem, são eles: Leonardo, Michelangelo, Raphael e Donatello. O destino de todos está atrelado ao da confusa e insegura estudante April O’Neil, que sonha com o futuro de jornalista. Uma motocicleta roubada é a situação que aproxima a moça dos ninjas muito particulares, que tiveram por figura paterna o Mestre Splinter. Nos cinemas, esse personagem rato ganha a voz de Jackie Chan.
Para além do visual festivo, a imprensa internacional tem dado atenção ao tipo de abordagem do filme que consegue uma ampla comunicação com a plateia. Reclusas, as poderosas tartarugas têm as aventuras descritas com tom bastante ágil, segundo apontam alguns críticos internacionais. Sempre vistos com desconfiança, Rapha, Donnie, Mikey e Leo (numa citação aos celebrados renascentistas) terão muito para provar aos humanos, e agarram a chance de reordenar um universo prejudicado por experimentos de um cientista.
O personagem Super Mosca (Ice Cube) se apresenta como um vilão no filme que ainda tem a poderosa Cynthia Ultrom com pose de contraventora, à frente de empresa com atividades suspeitas. Mutantes em série se revelam ameaça latente no filme que deixa o temido Destruidor meio de lado. A vingança é um dos elementos mais destacados no enredo que traz um amontoado de malfeitores, num grupo batizado como sindicato do crime.
Entre personagens que exaltam a admiração pelos filmes de artes marciais, As Tartarugas Ninja: caos mutante aposta em protagonistas com atitudes genuinamente adolescentes e rebeldes. O emprego de linguagem atual, com bastante humor, é uma das constantes em cada citação ao filme, que traz breve passagem de live-action e explora temas como a intolerância. Ágeis e versadas na pancadaria, com o passar da trama, as famosas tartarugas terão lutas diretas com uma ameaça bem maximizada.
Outras estreias
Golda — A mulher de uma nação
Helen Mirren dá vida ao retrato da primeira-ministra de Israel no começo dos anos de 1970. À época, em meio à guerra, Golda Meir tomou medidas vitais para muitos.
As oito montanhas
Coprodução entre Bélgica, França e Itália cerca a trama de amizade, por décadas, de homens com origens bem diferenciadas.
Ithaka — A luta de Assange
John Shipton encabeça o documentário em torno da luta pela libertação do filho dele, Julian Assange, o fundador do WikiLeaks.
O porteiro
Alexandre Lino e Cacu Protásio estrelam a comédia em que um porteiro terá que provar sua inocência num caso de roubo.
Toc toc toc — Ecos do além
Estranhos barulhos entre as paredes de uma casa atiçam a curiosidade de um apavorado menino.
Para onde voam as feiticeiras
Repletos de ideais que fortalecem marginalizados sociais, sete artistas de rua improvisam no centro paulistano.