Festival

Favela Sounds começa nesta segunda (28/8) com debate e pocket show

A programação de abertura do festival começa com um debate entre Elisa Lucinda, MC Carol e Ana Paula Paulino, além de show da cantora paraibana Bixarte e a final da Batalha de Rimas

A sétima edição do maior festival de cultura periférica do Distrito Federal começa nesta segunda (28/8). A noite de abertura do Favela Sounds acontece no Auditório I do Museu da República, a partir das 18 horas. Na ocasião, o festival apresenta a grande final da Batalha das Batalhas, um encontro entre a escritora Elisa Lucinda e a funkeira MC Carol, e um show de abertura com a cantora paraibana Bixarte, em noite conduzida pela apresentadora Mariana Régis. A entrada é gratuita e por ordem de chegada, sem necessidade de retirada de ingressos.

Com o intuito de valorizar todos os profissionais que se valem da palavra como ferramenta de transformação, o Favela Sounds no último mês deu centralidade às batalhas de rima. Ao longo de agosto, o festival apoiou a realização de quatro edições de já conhecidas batalhas de rima pela cidade: Batalha do Trash Park (Riacho Fundo I), Batalha do Grude (Taguatinga), Batalha do Cinzeiro (Brazlândia) e Batalha das Gurias (Brazlândia). De cada uma dessas etapas saíram vencedores que disputam agora a final da Batalha das Batalhas no palco de abertura do festival, com direito a prêmios de R$ 500 e 300 para os primeiros colocados.

Logo em seguida acontece um debate sobre narrativas periféricas entre a funkeira carioca MC Carol e a escritora Elisa Lucinda. A carioca nascida em Niterói é um dos grandes nomes do funk e desde o início da sua carreira é símbolo de resistência na música periférica. Elisa Lucinda é poeta e atriz capixaba, consagrada nas últimas décadas pela atuação no teatro, cinema, TV e no mercado editorial. Como um encontro de gerações entre duas ativistas , As muitas formas de narrar, título também desta edição de Favela Sounds. O debate é mediado por Ana Paula Paulino.

A programação segue com Bixarte. Ela lança no Distrito Federal seu primeiro álbum de estúdio TRAVIARCADO, disponível nas plataformas desde março deste ano. Conhecida por expressar as identidades trans, negra e paraibana em suas rimas firmes, lançou seu primeiro EP "Revolução" em 2018 e a mixtape "Faces" em 2019, com forte apoio de toda a cena cultural paraibana.

 Ainda na semana de abertura, entre 29 e 31 de agosto, o Favela Sounds realiza atividades nos IFBs do Plano Piloto (curso de eventos) e do Recanto das Emas (curso de audiovisual). Abertas à comunidade e aos alunos, as programação tem o tema 'Viver de...'. O festival convida nomes da criatividade brasileira para inspirar jovens talentos a novas possibilidades neste mercado. Ao longo da semana, o Favela Sounds recebe Karen Cunha (Flerte Curadoria), Marta Carvalho (FCB Comunicação) e Michelly Mury (Altafonte) para estas atividades.

Programação

28 de agosto - Abertura (Arena da Palavra)

Local: Auditório I do Museu Nacional


18h: Final da Batalha das Batalhas (Batalha do Trash Park, Batalha do Grude, Batalha do Cinzeiro e Batalha das Gurias)


19h30: As muitas formas de narrar: um encontro entre gerações de rainhas da canetada. Bate-papo entre a premiada poeta Elisa Lucinda e a funkeira e ativista carioca MC Carol. Mediação: Ana Paula Paulino (Warner Music Brasil | Ubuntu Produções)


21h: Show Bixarte (TRAVIARCADO)


29 de agosto -1 de setembro - Debates em instituições públicas de ensino


29 de agosto, às 10h30: Viver de Publicidade com Marta Carvalho no IFB do Plano Piloto (curso de eventos)


31 de agosto, às 10h30: Viver de Ideias com Karen Cunha no IFB do Plano Piloto (curso de eventos)


1º de setembro, às 10h30: Viver de Música com Michelly Mury no IFB do Plano Piloto (curso de eventos)

 

Baile no Favela Sounds

 Nos dias 1º e 2 de setembro acontece a etapa mais conhecidado festival, O Baile. Artistas de diferentes estilos musicais, representantes de comunidades periféricas de norte a sul, se reúnem para fazer ecoar as vozes e beats que apontam para o futuro da música brasileira. Favela Sounds é o palco do funk e do rap em suas variadas vertentes, do samba e do reggae, do afrobeat e do tecnobrega; é o palco das expressões legitimamente periféricas do Brasil. Na sétima edição, a programação é pautada pela predominância e o protagonismo de artistas mulheres. Artistas como  Margaridas, TRP.P, MC Luanna, Tasha & Tracie, Lia Clark, Clara Lima, Hate RCT, Filhos de Dona Maria com Toninho Geraes, Deize Tigrona e Slipmami se apresentam no festial. A programação completa se encontra no site do festival.  

Serviço

Favela Sounds 2023
De 28 de agosto a 2 de setembro de 2023 no Museu Nacional da República. Abertura com entrada franca por ordem de chegada (sujeito à lotação de 500 lugares). Ingressos para o Baile: entrada franca mediante retirada de ingressos no link