Realizado há 15 anos em Teresina (PI), o Festival de Teatro Lusófono chega a Brasília com uma seleção de espetáculos que tem de Samuel Beckett e Camões a fábula e reflexão sobre a natureza. Criado em 2008 por Francisco Pellé, o evento ocorre todos os anos na capital piauiense e a seleção que vem a Brasília é chamada pelo curador de Módulo Circulante, pensado para visitar outras capitais brasileiras.
Foi ao trabalhar com um grupo de atores e diretores em Portugal para o programa da Expo 98 que Pellé teve a ideia de montar um festival de teatro capaz de reunir as produções das companhias de diversos países de língua portuguesa. Em 2008, ao voltar ao Brasil, o ator e produtor deu início à construção do evento. A ideia era que o festival trouxesse produções contemporâneas e fosse sediado em Teresina. "Construímos o primeiro em 2008 e ele vem acontecendo, tem uma vida bem agitada, construiu várias ações, coproduções, residências e outras ações decorrentes do processo sistemático de intercâmbio", conta.
A itinerância em Brasília tem três espetáculos, sendo um de Teresina, um de Portugal e um e Cabo Verde. Produzido pelos piauienses do Grupo Harém de Teatro, Esperando Godot traz o clássico de Samuel Beckett para uma leitura contemporânea e moderna na qual dois vagabundos esperam a chegada de Godot enquanto comem nabos e recordam os tempos em que eram felizes. De Portugal, o público poderá assistir a Viagem infinita, uma performance-concerto que é também uma adaptação de Os Lusíadas, de Camões, encenada pelo ator Ricardo Soares e com música do compositor Nuno Cintrão.
O espetáculo do Saaraci Coletivo Teatral, que vem de Cabo Verde para participar do festival, convida as crianças a mergulhar na história de um gafanhoto que faz uma viagem maluca até uma ilha para encontrar um gigante. O último gafanhoto do deserto traz para o palco uma história lúdica embalada pelo universo da artista plástica luso-caboverdiana Luísa Queirós.
Serviço
Festival de Teatro Lusófono
De sexta a domingo, na Sala Multiuso do Centro Cultura Renato Russo-508 Sul. Entrada franca com retirada de ingresso pelo Sympla ou na bilheteria uma hora antes de cada apresentação.
Saiba Mais