Cinema

DF tem seis produções em festival de documentário e filmes experimentais

A programação vai exibir 47 filmes de 21 países entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, no Cine Brasília, em duas mostras e uma sessão especial de encerramento

A quinta edição do Fronteira Festival Internacional do Cinema Documentário e Experimental terá programação de filmes dedicados ao DF. No dia 2 de agosto, foi divulgada a seleção oficial de longas que serão exibidos. Serão 47 filmes de 21 países entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro no Cine Brasília.

Dentre os filmes selecionados, seis deles representam o Distrito Federal, como Paisagem em chamas, A árvore, Cemitério verde, Luta pela terra e Vermelho bruto, todos da Mostra Cadmo e o Dragão, programa de filmes do Centro-Oeste, que este ano é dedicado a realizadores do DF. Outros longas se destacam como, Lubrina, de Leonardo Hecht e Vinícius Fernandes, único filme do Distrito Federal selecionado para a mostra principal, Cineastas na Fronteira.

Nesta edição, o Fronteira chega pela primeira vez ao Distrito Federal, após quatro edições em Goiânia. Diferente das outras edições, este ano o festival não terá mais separação em curtas, médias e longas e não há mais uma indexação dos filmes como documentários, experimentais ou ficções.

“Isso é algo como recomeçar e refundar os pactos, inclusive com o público. Também muda o fato de não haver mais mostras competitivas e haverem destaques possíveis aos filmes contemporâneos criados por um júri que trabalhará sem nomenclaturas pré-estabelecidas. Assim, temos a nova mostra principal do festival, que é chamada Cineastas na Fronteira, com filmes produzidos exclusivamente no último ano em várias partes do mundo, na maioria inéditos no Brasil", comenta Marcela Borela, uma das curadoras do festival, em material de divulgação para a imprensa.

O Fronteira Festival Internacional do Cinema Documentário e Experimental ocorrerá entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro no Cine Brasília.

Serviço

V Fronteira Festival divulga filmes selecionados
De 29 de agosto a 3 de setembro, no Cine Brasília