MÚSICA

Ferrugem lança disco 'Interessante', com uma mistura de pagode e pop

Ao Correio, Ferrugem explica o que há de tão interessante no mais novo álbum da carreira lançado nesta sexta (11/8)

O momento é de celebração para Ferrugem. O cantor divulgou nesta sexta (11/8), o mais novo trabalho intitulado Interessante. A tracklist do disco é composta por sete canções inéditas e uma regravação, além dos hits Saudade Me Perdoa (com Luísa Sonza e IZA, respectivamente) e a faixa que dá nome ao álbum, e atualmente figura entre as preferidas do público no catálogo do artista. Confira o lançamento abaixo.

Interessante é o primeiro registro de estúdio lançado por ele desde Abre Alas, de 2020. Pela primeira vez Ferrugem apresenta um material mais melancólico. As faixas falam sobre amores que não dão certo, o cantor busca imprimir o sentimento de forma diferente na música, uma vez que vive hoje uma fase de alegrias no amor.

Além de dar voz ao trabalho, o artista também participa da produção no estúdio e mescla nas composições o pagode e o pop. Carro-chefe do disco, a regravação de Todo Amor do Mundo exemplifica esse novo campo criativo agora explorado por Ferrugem. 

O álbum chega as plataformas digitais já como um sucesso. Dois singles do disco já figuram no TOP 200 das músicas mais escutadas do Spotify hoje. No Instagram, a faixa Interessante já foi utilizada em mais de 12 mil produções no Reels. O novo trabalho vem em ótima fase para Ferrugem, que nesta semana tornou-se o artista de pagode mais seguido do streaming musical, com cerca de 5,3 milhões de seguidores.

Entrevista//Ferrugem

Como estão as expectativas para o lançamento deste álbum?
Estou sentindo aquilo que eu a muito tempo não sentia em lançar esse trabalho. Fizemos esse trabalho de uma maneira tão carinhosa e fazia tempo que eu não me sentia bem desse jeito.

Além de ter o samba como base, você tem o pop como uma das suas inspirações? Como você encontrou essa maneira de imprimir o pop ao samba?
Eu sou inquieto pra caramba, gosto sempre de tentar trazer coisas novas. Eu estudei muito e busquei muito conhecimento para poder participar na produção do disco. O Lincoln me apresentou vários artistas que eu não conhecia e que fazem música completamente distintas do samba, mas que a gente pode pegar um pouco de cada essência e trazer para o nosso trabalho. Eu me considero um alquimista da música.

A faixa Interessante já foi reproduzida 12 mil vezes nos reels do Instagram. Você enxerga a utilização das plataformas musicais e das próprias redes sociais como ferramenta para alavancar a carreira e alcançar novos públicos?
Nós ganhamos diariamente novos ouvintes e essas ferramentas ajudam muito porque elas aproximam o público. O mundo é gigantesco e ainda temos muitas pessoas no mundo pra gente alcançar e conquistar com nosso trabalho. Mas mesmo com todos os auxílios que temos hoje, o que ganha mesmo é a música.

Você recentemente se tornou o artista de pagode mais seguido do Spotify? Como é pra você saber o tamanho da influência que tem hoje para o cenário musical?
Eu nunca imaginei como isso chegaria na minha vida e qual efeito causaria. Hoje vendo tudo que a gente conquistou, tudo que pode ser feito através do meu trabalho e imagem gera uma responsabilidade muito grande.

Neste álbum você versa muitas canções sobre amor, relacionamento e sentimentos. Pra você com o passar do tempo a forma de amar mudou?
Ela não muda nunca, desde que o mundo é mundo a forma de amar e de sofrer é a mesma também. Então está tudo alinhado nesse álbum sem dúvida alguma.

Qual a sua relação com Brasília? Os fãs da capital podem esperar um show em breve desse álbum?
A forma do Ferrugem amar Brasília também é muito grande e temos uma história muito bacana. Desde antes de lançar o meu primeiro disco, eu tocava com o Di Propósito, a banda deles me acompanhava nas rodinhas de pagode. é muito interessante pra gente que o pagode em Brasília tem crescido cada vez mais, porque agora podemos ir com mais frequência e com certeza vamos a Brasília em breve para poder apresentar esse novo disco.

Estagiário sob supervisão de Pedro Ibarra

Saiba Mais