Natália H. Alencar, escritora brasiliense, lança livro ilustrado O Tocador e o tempo: uma homenagem ao Mestre Zé do Pife neste sábado (12/8), a partir das 17h, na Casa Kaluanã, em Taguatinga. O lançamento integra as atividades EcoFeira do Mercado Sul e conta com bate-papo com a autora e breve show com a participação especial de Mestre Zé do Pife. A obra foi publicada pela Avá Editora e é uma história fictícia inspirada na vida do músico que cultiva a tradição do pife, flauta artesanal de bambu. A entrada do evento é gratuita.
O livro, que foi publicado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), traz para a narrativa a relação humana com o tempo na vida moderna e como as pessoas se relacionam com os mais velhos e a cultura popular.
A autora é professora e aprendiz de Mestre Zé do Pife e, na obra, compartilha aprendizados que recebe no tempo que passam juntos. O músico oferece oficinas de pife em Brasília há mais de 20 anos e tem grande influência cultural.
A ilustração do livro foi feita pela designer e brincante Nara Oliveira e o texto de apresentação pela educadora e escritora Letícia Érica Ribeiro. Além da ilustração, a obra conta com uma versão em braile, audiolivro e videolivro.
"Em uma manhã, os passarinhos acordaram e perceberam algo estranho no ar - o tempo havia se engasgado. Eles foram alertar as autoridades, porém, ninguém os ouviu. A conselho de sua avó, souberam de um instrumento criado nos começos do mundo que poderia ajudar. Na busca pelo instrumento, os passarinhos encontram um menino soprando um talo de jerimum no meio da caatinga pernambucana. Na história, o engasgo do tempo deve-se à falta de fluidez que a vida tem se tornado, com tanta mecanização, um mundo oposto ao de muitos de nossos tocadores e brincantes da cultura popular, que guardam outros modos de vida e relações", diz a sinopse da obra.
Serviço
Lançamento do livro ilustrado O Tocador e o tempo: uma homenagem ao Mestre Zé do Pife
Casa Kaluanã, Taguatinga. Dia 12 de agosto, a partir das 17h. Entrada gratuita.