Figura importante no universo punk, o artista inglês Jamie Reid morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (9/8). A causa da morte ainda não foi revelada. O artista teve grande destaque pela colagem da rainha Elizabeth em cima de uma bandeira do Reino Unido – que foi inspirada em uma fotografia de Cecil Beaton – para a música God save the queen da banda Sex Pistols.
A morte de Jamie Reid foi divulgada pelo site Louder than War. O artista teve a carreira marcada pelas críticas sociais características do movimento punk. O rei Charles III e o presidente russo Vladmir Putin tiveram imagens usadas pelo artista nas obras.
Além da colagem God save the queen, Jamie Reid colaborou outras vezes com o Sex Pistols e as obras se tornaram símbolos do movimento punk e da banda. Entre as criações está a capa do álbum Never mind the bollocks, here's the sex pistols e a capa do disco Pretty Vacant.
A comoção pela morte movimentou as redes sociais dos amigos do artista, que lamentaram a morte do cantor e postaram algumas obras.
“Artista, iconoclasta, anarquista, punk, hippie, rebelde e romântico. Jamie deixa para trás uma filha amada Rowan, uma neta Rose e um enorme legado. Majestade Universal, Verdade, Amor, Infinito”, diz um comunicado de seu galerista, John Marchant.
Saiba Mais
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por John Marchant Gallery (@johnmarchantgallery)