A Galeria Karla Osorio é uma das convidadas para o programa SOLO, promovido pela ArtRio, uma das maiores feiras de arte do país. Com curadoria de Ademar Britto, a feira ocorre entre os dais 13 e 17 de setembro e oferece ao público a oportunidade de explorar e conhecer mais de perto as diversas produções, origens e fases de inúmeros artistas renomados nacionais e internacionais.
As galerias integrantes do programa SOLO estarão localizadas na área externa do ArtRio, em um pavilhão projetado pelo arquiteto Pedro Évora exclusivamente para o evento. Para o evento, a brasiliense Galeria Karla Osório leva obras de Matheus Abu, artista autodidata cuja pesquisa tem raízes na ancestralidade, na espiritualidade e na diáspora afro-brasileira.
Matheus começou a carreira pela experiência da pichação e, durante a pandemia, mergulhou em reflexões sobre ancestralidade. Em viagem a Salvador, o artista conheceu o conjunto de símbolos “adinkra”, utilizado pelos ferreiros escravizados na época do Brasil Imperial para comunicar e expressar resistência à hierarquia imposta brutalmente. Matheus fez residência em Brasília, na Galeria Karla Osorio, além de no exterior, passando por Milão, Áustria e Suíça.
Além dele, também fazem parte da exposição do programa SOLO artistas como Arthur Palhano, Victor Arruda, Derlon, Felipe Suzuki, Laura Villarosa, Tiago Sant´Ana, Gabriella Garcia, Panmela Castro, Mariela Scafati, Radenko Milak, Jaime Lauriano, Leoa, Kika Carvalho, Yasmin Guimarães e PV Dias.
O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura. A realização é com BEX Produções e a co-produção com Dream Factory.