O Jogo de cena é um evento mensal, genuinamente, brasiliense que segue o modelo de um programa de auditório e tem como principal objetivo divulgar a arte produzida no DF. Trata-se de uma vitrine cultural para promover o movimento cultural da cidade. Dividido em quadros, o evento é aberto à apresentação das mais diversas manifestações e estilos artísticos, fazendo com que cada uma de suas edições seja única. Esta edição do Jogo de cena será no Teatro da Caixa Cultural, nesta quarta-feira (9/8), a partir das 20h.
O evento foi idealizado em 1985 por um grupo de artistas reunidos com assessores da época que pensavam na possibilidade de se fazer uma feira de teatro. "A feira de música foi um exemplo, era um evento musical intercalado com apresentações. Os artistas e os assessores da Fundação Cultural tiveram a ideia de criar uma feira de cena, chamaram a equipe da feira de música, e eu fazia parte da equipe e assim criamos juntos o Jogo de cena", fala James Fensterseifer, coordenador do projeto. "O objetivo do Jogo de cena é o mesmo até hoje, que é dar espaço para os artistas locais ao mostrarem um trechinho de seus espetáculos ou cenas curtas para aumentar o seu público."
"A curadoria é feita pela Associação Brasilienses de Teatro junto a equipe do Jogo de Cena, e eu, como coordenador, presido a curadoria", diz o coordenador do evento. A programação do show inicia com o grupo Brazilian Blues Band, seguida pela apresentação de Novos Candangos, com um trecho do espetáculo de terror Perdoa-me: Pesadelo show!, direção de Diego de León. E encerra com a participação do grupo de cultura afro-brasileira, Batalá Brasília, que apresenta o samba reggae afrobrasileiro com a condução de Felícia Castelo Branco. O evento terá também apresentações de cinema, artes plásticas e dança, sob o comando da dupla de comediantes, Daniel Villas Bôas e Saulo Pinheiro. Oriundos da Companhia Setebelos de Comédia, eles formam uma parceria de destaque nas atuações de improviso, já tendo sido apresentadores do Jogo de Cena em 2006. Ao longo do evento, a plateia também terá a chance de subir ao palco para participar de diversas brincadeiras.
"O evento não tem um tema específico, é mais uma edição do programa. A quinta edição tem o patrocínio do FAC em 2018, que foi impedido de acontecer por causa da pandemia. As cinco edições para comemorar os 35 anos do jogo de seriam em 2020 e conseguimos realizar no ano em que o programa completa, na verdade, 38 anos de existência", conta James. "O roteiro da edição de 2023 está bem agitado e bem interessante". O programa terá premiações comandadas pela dupla de apresentadores da companhia 7belos, além de apresentarem a agenda.
Outras atrações são o ator, mímico e performer Marcos Davi, que apresenta a cena Cair-se, e o Sista mafia crew apresenta uma coreografia de danças urbanas. A exibição do curta-metragem Diálogo? (2004) também está programada no evento. Além disto, o artista plástico, arquiteto e muralista, Daniel Jacaré, pintará um quadro ao decorrer do evento.
Essa edição do Jogo de cena faz parte da série de cinco patrocinadas pelo Fundo de apoio à cultura do DF (FAC). Além disso, o evento oferecerá interpretação em libras para pessoas surdas, não usuárias da língua portuguesa e audiodescrição (AD) para pessoas com deficiência visual. O evento terá duração de 110 minutos e classificação etária de 12 anos.
*Estagiária sob a supervisãode Severino Francisco
Serviço
Último Jogo de Cena
Nesta quarta-feira (9/8), às 20h, no Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4).
Saiba Mais