Escrita em 1882 e apresentada pela primeira vez em 1883, a peça Um inimigo do povo, de Henrik Ibsen, mantém-se mais atual do que nunca, pois retrata as contradições humanas e como o interesse de poucos pode se sobressair à vontade coletiva. A peça Cordelizando o teatro traduz esse clássico da literatura mundial para a linguagem do cordel, com apresentações no próximo fim de semana no Sesc Gama.
Sob a direção de Dan Kuae, a releitura da peça em cordel dialoga bastante com o texto, uma vez que os folhetos têm como uma de suas características a exposição de problemas de uma região e o estímulo ao pensamento crítico. Cordelizando o teatro possibilita a transposição do público ao mundo mágico de rimas e versos entrelaçados com ação dramática.
No sábado e no domingo, a peça será apresentada no Sesc do Gama, às 20h e 19h, respectivamente. Porém, devido ao caráter didático e crítico do texto de Ibsen, que é uma das obras de referência do Programa de Avaliação Seriada da UnB (PAS), as escolas CED 416 de Santa Maria, CEM 01 do Gama e o CEM 417 de Santa Maria também receberão apresentações sexta, sábado e domingo.
"Temos vários temas de caráter humano, como a verdade, a moral, a ética, a corrupção, a falsidade, os interesses escusos e o conflito entre o coletivo e o individual", explica Kuae, diretor geral e idealizador do projeto. "Nós queremos proporcionar aos alunos que vão ingressar na vida adulta, na sociedade, que logo serão indivíduos políticos e econômicos, uma abordagem para o pensamento crítico."
O projeto foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF) e, antes das sessões abertas ao público, serão realizadas oficinas de cordel, às 15h. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla.
*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco
Serviço
Cordelizando o Teatro
Sábado, às 20h, e domingo, às 19h, no Sesc Gama. Oficina de cordel às 15:00 nas duas apresentações abertas ao público. Entrada gratuita mediante retirada de ingressos no Sympla. Classificação livre.
Saiba Mais