Neste fim de semana (2 a 3/9) ocorre a Expo Favela Brasília, no museu interativo SESI Lab. O evento busca conectar a periferia e as tendências de inovação no mercado nacional e internacional, além de mostrar como pessoas desse núcleo movimentam setores importantes da sociedade. A etapa de Brasília apresentará oportunidades de ascensão profissional a partir do incentivo à educação. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela internet ou na bilheteria física do local.
O encontro contará com Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas (Cufa); Elaine Caccavo, CEO da Infavela; Kalyne Lima, presidente nacional da Cufa; Bell Lins, cantora, finalista da última edição do The Voice Brasil; Stéffanie Oliveira, presidenta do Instituto Rosa dos Ventos de Arte; MV Bill, um dos maiores nomes do rap brasileiro; Raull Santiago, comunicador popular, ativista e CEO da Brecha Hub e Cristiane Sobral, escritora, atriz e professora de teatro. A editora e cronista do Correio Mariana Niederauer também participará do evento.
- Presidente da Cufa-DF, Bruno Kesseler reforça a potência da favela
- Pelas lentes do mestre: exposição de Sebastião Salgado pousa no SesiLab
Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF, diz que o evento busca "fortalecer as quebradas, gerando oportunidades a profissionais da periferia, que é um dos principais motes deste amplo projeto idealizado pelo fundador da Central Única das Favelas, Celso Athayde". "Com esse foco, a Expo Favela visibiliza empreendimentos de regiões menos favorecidas, a partir de um encontro com investidores que possam acelerar e apoiar o desenvolvimento de negócios”, diz Bruno.
A Expo Favela Brasília tem uma grade de programação repleta de atividades, com todos os detalhes disponíveis no site e nas redes sociais do evento. A partir das 14h do sábado (2/9), no espaço Arena 360, ocorrerá o painel de abertura com a presença de autoridades. Ali também ocorrerá o Favela Literária, dedicado a produções das quebradas, que conta com lançamentos de livros e sarau com debate com a presença como Natália Aniceto, Ailin Talibah e Meimei Bastos.
Cinco painéis serão realizados no sábado, com participações, por exemplo, de Renata Amaral, Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento, e de Tania Maria Oliveira, Secretária Executiva Adjunta da Presidência da República. Os painéis abordarão os temas Juventude de Favela, Cultura Hip Hop empreendedorismo; Mulheres incríveis e possíveis; Editoras Negras — Escurecimento Necessário (integrante do Favela Literária); Como a Inovação e a Tecnologia estão impactando o Mercado de Trabalho; e Elas no Poder/ Mulheres na Linha de Frente.
Além disso, no sábado, ocorrerá shows do MV Bill e da MC Nega Cruz e no domingo, do 7 na Roda e do Acadêmicos da Asa Norte com participação da MC Bela Borelli. A Expo Favela oferece ao público visitante a oportunidade de comprar produtos de marcas locais. A feira funciona durante todo o evento.
Nos dias do evento a programação do SESI Lab ocorrerá normalmente das 10h as 19horas.
Serviço
Data: 2 e 3 de setembro
Programação: das 13h às 22h.
Funcionamento SESI Lab: das 10h às 19h.
Local: SESI Lab - Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia — Setor Cultural Sul
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br