SAÚDE

Faustão fala pela primeira vez após transplante de coração: "Graças ao SUS"

O apresentador Faustão rebateu críticas sobre ter supostamente "furado a fila" de transplantes e comentou que sente como se o coração batesse mais forte

Artista estava na lista de prioridades do SUS por conta do estado crítico de saúde -  (crédito: Raquel Cunha/TV Globo)
Artista estava na lista de prioridades do SUS por conta do estado crítico de saúde - (crédito: Raquel Cunha/TV Globo)
Correio Braziliense
postado em 31/08/2023 10:32

O apresentador Faustão falou pela primeira vez após receber um novo coração por meio de transplante. Em entrevista, ao colunista Lucas Pasin, do portal de notícias Uol, ele contou que quer ajudar a mobilização pela doação de órgãos no Brasil. 

"O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Tem que existir mais projetos. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos. Precisamos usar a fé na doação. Se eu não tivesse fé, não estaria vivo. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS", disse.

Faustão também comentou sobre como se sente após o transplante. “Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo.”

Além disso, o apresentador rebateu os comentários de que ele teria "furado a fila" para receber o órgão. "Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que eu fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão", ressaltou.

O apresentador estava internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise, na espera pelo transplante. O quadro de saúde dele o colocou como prioridade na fila de transplantes. Faustão recebeu o novo coração no último domingo (27/8).

O apresentador era o segundo da lista de espera. O coração recebido por ele teria sido recusado pela equipe médica do primeiro paciente da fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, o órgão foi passado para Faustão.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação