A Casa Thomas Jefferson recebe, nesta quinta-feira (25/08), a partir das 20h, no CTJ Hall, o concerto do violinista italiano Alessandro Borgomanero, que vai tocar grandes clássicos da música erudita. O espetáculo do músico italiano integra o projeto Sextas Musicais, que oferece semanalmente ao público shows em formato presencial com o melhor da música nacional e internacional.
O espetáculo celebra as maiores obras da música clássica solo tocadas no violino e a abertura será com Partita nº 2 em Ré menor para Violino Solo, de Bach. Em seguida, o músico italiano apresenta uma sequência de obras eruditas brasileiras que foram compostas desde 1908. “A mais recente terá lançamento mundial nesta apresentação. É do compositor brasiliense Fernando Morais, Mosaico nº 4 para Violino Solo”, explica Alessandro, em material de divulgação para a imprensa.
Ele conta que a busca para compor o repertório teve início em 2015 e que ganha aperfeiçoamento ano a ano. O violista dedica um total de 50 minutos para a execução das músicas, que intercala com explicações sobre cada peça tocada em um momento íntimo com o público.“Eu vou explicando as obras porque, assim, eu me aproximo do público e as pessoas vão se relacionando com cada obra de maneira diferente. Isso quebra um pouco a formalidade e cria proximidade”, diz Alessandro, em material de divulgação para a imprensa.
O projeto Sextas Musicais conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos. A entrada para o concerto é gratuita e não é necessária a retirada antecipada dos ingressos. A apresentação também será transmitida, ao vivo, pelo canal da Casa Thomas Jefferson, no Youtube.
Serviço
Concerto gratuito de música clássica como o violinista italiano Alessandro Borgomanero
Nesta sexta-feira (25/8), às 20h, no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson ( 706/906 Sul). Entrada gratuita, com transmissão online pelo canal do youtube da Casa Thomas Jefferson
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br