Livro

Autor lança livro sobre a história de Brasília nesta quinta

Júlio Barradas mistura histórias reais com imaginação em primeiro romance e conta a história de operários que construíram a capital.

Autor Julio Barradas  -  (crédito: Gustavo Lima )
Autor Julio Barradas - (crédito: Gustavo Lima )
Maria Luiza Castro*
postado em 23/08/2023 18:24 / atualizado em 24/08/2023 10:30

Nesta quinta-feira (24/8) o letrista e autor Júlio Barradas lança o livro Chão Submerso, às 19h na Rota do Vinha na 410 Sul. A obra é inspirada em fatos históricos de Brasília e conta a história de operários que construíram a capital. De acordo com o autor, a ideia é buscar uma outra perspectiva sobre a história da cidade. A narrativa alterna entre fatos que realmente ocorreram na história de Brasília, e o imaginário de Júlio.

O autor conta que começou o projeto com a ideia de escrever um conto inspirado na antiga Vila ocupada pelos operários e inundada após a inauguração de Brasília. A partir disso, conheceu outras histórias que considerou incríveis sobre a capital e incorporou à trama. “Foi um processo de trabalho estimulante que misturou fatos reais (históricos) com ficção”, explica Júlio. Ele acrescenta que uma das inspirações, além do próprio universo de faz de contas, foram as histórias pouco divulgadas que conheceu sobre Brasília.

Júlio já escreveu uma coletânea e contos que foram premiados, mas diz que a ideia de escrever um romance só surgiu no processo de criação de Chão Submerso. Ele conta que o processo durou dois anos e envolveu muita pesquisa e imaginação. Segundo o autor, as pessoas terão a experiência de uma leitura instigante. “Estou muito feliz com o resultado final do livro, acho que é uma leitura para mexer com o imaginário brasiliense”, ressalta.

Serviço


Lançamento do livro Chão Submerso
Rota do Vinho (410 Sul). Quinta-feira (20/8), às 19h. Entrada gratuita. 

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel 

 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação