LITERATURA

Concurso irá eleger as melhores crônicas feitas por brasilienses

O concurso de crônicas foi lançado como uma homenagem ao escritor Fabiano de Cristo de Melo. Ao todo, 10 crônicas foram finalistas e quatro serão premiadas

A Academia Internacional de Cultura (AIC) homenageou o escritor Fabiano de Cristo de Melo e lançou um concurso de crônicas -  (crédito: Reprodução/Element Digital / Pexels)
A Academia Internacional de Cultura (AIC) homenageou o escritor Fabiano de Cristo de Melo e lançou um concurso de crônicas - (crédito: Reprodução/Element Digital / Pexels)
Correio Braziliense
postado em 22/08/2023 11:05

A Academia Internacional de Cultura irá eleger as quatro melhores crônicas escritas por brasilienses. O resultado do concurso, que teve 10 finalistas, será revelado em 1º de setembro, em uma noite cultural que homenageia o escritor Fabiano de Cristo de Melo — que protagoniza o nome da seleção. 

O resultado do Concurso de Crônicas Fabiano de Cristo Melo ocorrerá  às 19h no auditório do bloco 3 do UniCEUB. O evento ainda contará com exposição de arte e outorga do Mérito Cultural Palmerinda Donato e do Prêmio Jovens Talentos. 

O prêmio é voltado a moradores de Brasília, maiores de 18 anos, e tem a finalidade de prestigiar novos talentos da literatura brasileira. Ao todo, 10 crônicas foram finalistas e quatro serão premiadas como as grandes vencedoras do concurso. 

Fabiano de Cristo é brasiliense e defendeu a cultura

Além da iniciativa de criar espaço para escritores e cronistas residentes no Distrito Federal, é também um reconhecimento ao trabalho literário de Fabiano de Melo, que morreu em maio de 2020. As cinco obras mais relevantes do autor tiveram foco no cotidiano regional. A primeira delas, Minha Mãe Retirante, traz a história da família do escritor no interior do Piauí e toda a trajetória até Brasília, onde residiu por 48 anos.

Uma faceta de Fabiano que se destacou foi o pioneirismo de relacionar expressões coloquiais e frases conhecidas em diversos segmentos culturais e políticos, consolidando-as em um livro. O escritor tinha como característica pesquisar meticulosamente as biografias de personagens encontrados nas ruas de sua cidade natal, Piripiri (PI).

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação