Na noite desta última segunda-feira (14), o cantor Jão lançou seu aguardado quarto álbum de estúdio, Super. Dividido em dois lados, as 14 faixas do disco foram aclamadas pelo público, mas também se tornou palco de debate. Isso porquê, uma das canções foi acusada de ter sido suposto plágio.
‘São Paulo, 2015’, uma das produções mais dançantes do álbum, trouxe elementos semelhantes a ‘Escapism.’, da cantora britânica RAYE, em parceria de 070 Shake, lançado em 2022, e que se tornou um dos maiores hits mundiais do ano.
Na ocasião, através do Twitter/X, um internauta trouxe um vídeo em que comparou as melodias das músicas, e promoveu um debate sobre a polêmica levantada em torno do novo disco de Jão. "A música dele tá uma m*rda", disparou um. "Até o flow da Raye ele copiou", disse outra. "Desculpe, mas não achei que as duas músicas tenham beats tão parecidos assim. Ele pode ter pego um sample, mas isso é comum e não é plágio necessariamente", defendeu uma terceira pessoa.
Entenda sobre o uso de samples e interpolação
A utilização de samples ou interpolação sem autorização, para quem não sabe, é proibida e pode ocasionar a remoção da música das plataformas digitais, valendo até caso de Justiça sem o reconhecimento e inserção dos créditos no trabalho.
Um dos casos mais específicos e que acontece com frequência envolve o nome da cantora Melody, de 16 anos. Mais recentemente, ‘Barbie de Chapéu’, sua colaboração com Paula Guilherme, foi derrubada após não ter adquirido a autorização da gravadora responsável por ‘Barbie Girl’, da banda dinamarco-norueguesa Aqua.
O post ‘Super’: Jão é acusado de plágio e vira alvo de polêmica com novo álbum foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.