Chegou a vez dos que escutam “e os (as) namoradinhos (as)?”: nesta terça-feira (15/8), comemora-se o dia dos solteiros no Brasil. Apesar de ser usada para memes e reunir lamentos nas redes sociais, estar sozinho não é mais visto como um sacrifício.
De acordo com informações do último censo sobre status civil do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o número de pessoas solteiras no Brasil era de 81 milhões —o número não leva em conta em viúvos, divorciados e pessoas em outros tipos de união conjugal —, maior que o de casadas que chega a 63 milhões . No Distrito Federal, até 2021, o número de solteiros era de 1,1 milhão.
Para o psicólogo, docente, coordenador do curso de psicologia da Uniero e consultor da empresa Trabalho no Divã, Vitor Barros Rego, relata que ser solteiro nos dias de hoje envolve um fator de autoconhecimento e de estar bem com si próprio. Ele também define que há dois tipos de solteiros e que conhecer qual é o seu é a melhor forma de entender como viver melhor com o status de relacionamento.
“Existem dois tipos de solteiros: aquele que encontra na solteirice um reduto confortável para não ter que investir em um relacionamento com a confiança/desconfiança. E existe aquele solteiro que está solteiro por convicção, por realmente considerar que a vida dessa pessoa é melhor sem ter o compartilhamento de uma vida a dois com comprometimento que um relacionamento exige”, diz Vitor.
O psicólogo também acrescenta que, com a prioridade dada ao trabalho pela geração atual, o relacionamento tende a ser deixado em segundo plano e que questões de gênero também influenciam na escolha.
“A relação que temos hoje com o trabalho é também uma relação muito intensa, então muitas das vezes o relacionamento fica em segundo plano pela carreira estar no primeiro. Além da questão de identidade sexual, o homem hétero tem uma maior Liberdade poética para ser solteiro hoje em dia, ele pode ser o cara que sai com várias mulheres, enquanto a mulher hétero é aquela mulher que a sociedade ainda julga por não estar se relacionando, por conta da sua identidade enquanto pessoa. Por exemplo, se uma mulher, solteira, fica irritada com alguma coisa, as pessoas em volta já falam, ‘ó, tá vendo, é mal amada’, então para a mulher ainda é uma questão de sexualidade", explica.
Para Vitor, investir no que faz a pessoa se sentir melhor internamente é o mais importante. “ As pessoas precisam conhecer a maneira de amar e serem amadas, principalmente conhecendo sobre sua afetividade. Então, uma dica, seja para pessoas solteiras ou casadas, invistam no autocuidado e na afetividade, digamos que investir em um relacionamento ou numa solteirice com a convicção de que aquilo é o melhor para essa pessoa mesmo”, conclui.
Chineses inventaram a data
A escolha da data ainda é desconhecida no país, mas o dia dos solteiros têm origem em 1993 na Universidade de Nanquim, na China, quando um grupo de amigos decidiram realizar um evento do dia dos solteiros, com o objetivo de celebrar apenas entre aqueles que não namoram. Assim, diferente do Brasil, a data é comemorada na China no dia 11/11 — conhecida como o duplo onze — o número 1 representa uma pessoa e os números juntos são pessoas solteiras uma ao lado da outra.
A data comemorativa tem grande importância para a China, tornando um feriado comercial mais importante do país.
- Dia dos Solteiros: os benefícios da solterice apontados pela ciência
- Por que a solidão virou uma das grandes preocupações de saúde do século 21
Reação das pessoas na internet
Dia do solteiro e infelizmente terei q comemorar essa data ????
— Matheus Vinicius (@0_vinicyuss) August 15, 2023
Feliz dia do "antes só do que mal acompanhado", Dia do Solteiro!
— Gerson1909 (@Gerson19091) August 15, 2023
Hoje é o dia do solteiro e vou comemorar como um grande solteiro faz: indo dormir cedo e sozinho
— Élison Silva (@elisonps) August 15, 2023
hoje dia do solteiro, parabens pra nós meros solteiros que almejam um par ????????????????????
— Ste Archanjo (@TeteArchanjo) August 15, 2023
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.