Sucesso no teatro e na televisão, Léa Garcia foi capaz de promover sentimentos intensos nos telespectadores pelo intenso talento que demonstrava ao interpretar personagens. A artista, que morreu nesta terça-feira (15/8) no Festival de Cinema de Gramado (RS), chegou a sofrer agressões físicas e verbais na época de Escrava Isaura, em 1976.
Na novela, ela deu vida a Rosa, vilã que maltratava Isaura, e provocou um profundo ódio pela excelência da interpretação de Léa, que levou o público a confundir a personagem com a atriz. “Apanhei muito”, lembrou Léa em entrevista a Pedro Bial em maio de 2022.
“Uma vez, na feira, uma criatura pegou um peixe enorme e bateu com ele nas minhas costas porque eu ‘estava sendo perversa com a Isaura’”, contou ao jornalista no programa Conversa com Bial, da TV Globo.
A artista também contou que levou “um beliscão que me fez chorar quando esperava um táxi na Praia do Flamengo”. Léa acreditava que, à época, as pessoas confundiam o personagem com o ator, sem se dar o mérito da excelente atuação que marcou a carreira da atriz.
Ver essa foto no Instagram
Morte de Léa Garcia pegou família, amigos e fãs de surpresa
A artista estava no Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, desde sábado (12/8), para participar de uma homenagem feita a ela pela produção do evento. A informação foi confirmada no perfil oficial de Léa nas redes sociais.
Um dos papéis mais famosos dela foi o de Rosa, na novela Escrava Isaura. Ela e a atriz Laura Cardoso seriam homenageadas nesta terça-feira no Festival de Cinema de Gramado. Pelas redes sociais, Léa compartilhou vários momentos no evento nos últimos dias.
Léa nasceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1933. Ela se apaixonou pelas artes cênicas por influência do dramaturgo e ativista social Abdias do Nascimento, o primeiro a convencer a artista a contracenar, estreia feita na peça Rapsódia Negra (1952) no Teatro Experimental do Negro.
Na televisão, inaugurou a carreira de sucesso na TV Tupi, no Grande Teatro, na década de 1950. Entre os principais papéis que fez estão Dalva, em Assim na Terra como no Céu, e Rosa, a vilã da novela Escrava Isaura.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.