Figura importante no universo punk, o artista inglês Jamie Reid morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (9/8). A causa da morte ainda não foi revelada. O artista teve grande destaque pela colagem da rainha Elizabeth em cima de uma bandeira do Reino Unido – que foi inspirada em uma fotografia de Cecil Beaton – para a música God save the queen da banda Sex Pistols.
A morte de Jamie Reid foi divulgada pelo site Louder than War. O artista teve a carreira marcada pelas críticas sociais características do movimento punk. O rei Charles III e o presidente russo Vladmir Putin tiveram imagens usadas pelo artista nas obras.
Além da colagem God save the queen, Jamie Reid colaborou outras vezes com o Sex Pistols e as obras se tornaram símbolos do movimento punk e da banda. Entre as criações está a capa do álbum Never mind the bollocks, here's the sex pistols e a capa do disco Pretty Vacant.
A comoção pela morte movimentou as redes sociais dos amigos do artista, que lamentaram a morte do cantor e postaram algumas obras.
“Artista, iconoclasta, anarquista, punk, hippie, rebelde e romântico. Jamie deixa para trás uma filha amada Rowan, uma neta Rose e um enorme legado. Majestade Universal, Verdade, Amor, Infinito”, diz um comunicado de seu galerista, John Marchant.
Saiba Mais
Ver essa foto no Instagram
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.