Livro

Autores de Brasília lançam livro sobre a importância do beija-flor

Madalena Rodrigues e Tancredo Maia Filho lançam a segunda edição de !Nasce um beija-flor", com mais informações e fotos da ave, nesta terça-feira (8/8)

Giovanna Kunz*
postado em 08/08/2023 00:01 / atualizado em 08/08/2023 10:45
Livro conta a história do beija-flor e fala de sua importância para o ecossistema  -  (crédito: Tancredo Maia/Divulgação)
Livro conta a história do beija-flor e fala de sua importância para o ecossistema - (crédito: Tancredo Maia/Divulgação)

Anos após a primeira edição do livro Nasce um beija-flor esgotar, Madalena Rodrigues e Tancredo Maia Filho lançam a segunda edição da obra com mais informações e fotos da ave nesta terça-feira (8/8), a partir das 18h, no Beirute. A obra permite que o leitor mergulhe na rotina do beija-flor e compreenda o modo de vida e a importância da ave para o ecossistema.

Amigos de longa data, a Madalena e Tancredo se juntaram para fazer a obra por acaso; o texto sensível da escritora e as imagens do fotógrafo se complementaram. Tancredo cresceu na beira da floresta amazônica e teve muito contato com as aves, mas, depois de aposentado, ele se dedicou à observação desses animais e desenvolveu um fascínio a mais pelo beija-flor quando encontrou um ninho no parque Olhos d'água. A partir desse momento, Tancredo acompanhou e registrou a incubação, o nascimento e o desenvolvimento dos beija-flores até eles conseguirem voar.

Uma coincidência fez com que Madalena se juntasse ao projeto. Durante uma caminhada pelo parque, ela encontrou Tancredo enquanto ele registrava o ninho e, no momento em que olhou os beija-flores, Madalena ficou encantada e chorou observando o início da vida da ave. "Ficou tão emocionada que chorou olhando o ninho, aquela coisa, aquela vida, com centímetros de tamanho, já começando a ter cor. Foi um momento meu e dela muito especial, que guardo com muito carinho", relembra Tancredo Maia Filho. Além da beleza do ninho, Madalena ficou intrigada pois, antes da corrida, tinha sonhado com um ninho de beija-flores e relatado o sonho nas redes sociais, então, desse momento inesperado, Madalena se dedicou às pesquisas sobre a ave e à criação do livro.

Como Tancredo dedicou parte da vida à arquitetura, não surpreende o fato do ninho ter sido o que mais o encantou durante a observação dos beija-flores. A construção do ninho depende de um processo muito delicado feito pela mãe dos filhotes e a delicadeza do resultado cativou o fotógrafo. "A tessitura do ninho com teias de aranha, com líquens, é uma coisa muito pequena, com cuidado, com atenção, com arquitetura", destaca Tancredo.

Para Madalena, o que marcou foi a descoberta de que os beija-flores sobrevoam o Golfo do México. Os pássaros voam por 800 quilômetros sem interrupção. "Eu fiquei boquiaberta quando li sobre. Alguns morrem, ou muitos, mas eles se preparam para esse voo longuíssimo", enfatiza Madalena.

Com o livro, os autores não buscam apenas mostrar a rotina da ave, mas também a importância dos beija-flores para o ecossistema. "O meu desejo é que os leitores voem com os beija-flores como nós voamos, como eu e Magalena fizemos esse voo maravilhoso com os beija-flores, que tem muito a nos ensinar. Temos que cuidar da preservação, porque se a gente não preservar, a Terra acaba", pontua Tancredo.

 

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Serviço

Nasce um beija-flor

De Madalena Rodrigues e Tancredo Maia Filho. Lançamento nesta terça-feira (8/8), a partir das 18h, no Beirute (109 Sul)

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação