Para celebrar a trajetória artística de décadas de Donzílio Luiz, cantadores, poetas, violeiros e cordelistas promovem no sábado (5/8), na Casa do Cantador, em Ceilândia, uma noite de festa e muitas apresentações para reverenciar o grande artista. A carreira do cantor foi dedicada a manter viva a cultura do Nordeste e trazer um pouco disso para o Brasil "Central".
Donzílio Luiz é membro da Academia Taguatinguense de Letras e da Academia de Trovadores do DF e foi um dos fundadores da Academia Ceilandense de Letras e Artes Populares. Entre os Repentistas e Poetas que homenagearão o pioneiro estão Chico de Assis, João Santana, Valdenor de Almeida, Messias de Oliveira, Lília Diniz e muitos outros.
A extensa produção literária de Donzílio acumula 20 livros lançados, livretos de cordel e participações em coletâneas. Como cantador, lançou quatro álbuns e emprestou sua voz e poética a vários outros. Também tem passagens pelo cinema, com destaque para Hollenbach, um herói no coração do Brasil. Repentista e poeta desde os 20 anos de idade, Donzílio somente passou a se dedicar integralmente às artes após ter se aposentado. Atualmente, ele busca incentivar a nova geração ao participar na formação desses talentos como jurado de competições, além de ministrar palestras e oficinas de cordel.
Serviço
Donzílio Luiz - 90 anos
Neste sábado (5/8), às 18h, na Casa do Cantador (QNN Quadra 32 Área Especial G - Ceilândia). Entrada franca e livre para todos os públicos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.