cênicas

Grupo Tápias apresenta o espetáculo inspirado em Sebastião Salgado

Inspirado em obra do fotógrafo Sebastião Salgado, o espetáculo de dança reflete sobre o café e sua presença no cotidiano do homem comum

Correio Braziliense
postado em 03/08/2023 15:38
O café é o tema do espetáculo criado pelo Grupo Tápias -  (crédito: Crédito: Fernanda Valois)
O café é o tema do espetáculo criado pelo Grupo Tápias - (crédito: Crédito: Fernanda Valois)

O novo trabalho do Grupo Tápias, Café não é só uma xícara, estará no Sesc Ceilândia Newton Rossi na terça-feira (8/8). O projeto faz uma turnê por cidades brasileiras no segundo semestre deste ano. A narrativa apresenta os movimentos da dança em comunhão com a obra de Sebastião Salgado, que inspirou a coreógrafa e bailarina Flávia Tápias a idealizar e colocar em cena sentimentos e sensações vindos da pesquisa realizada sobre o café, a bebida tão presente na vida dos brasileiros, que evoca tradições, crenças e espiritualidade.

Café não é só uma xícara é um espetáculo de dança contemporânea sobre o café no que diz respeito ao corpo do homem comum que, onde quer que esteja, partilha sensações similares. Dentro de todas as possibilidades do corpo de resgatar os registros do fotógrafo Sebastião Salgado, a coreógrafa coloca em cena um trabalho que brinca esteticamente com o instante eternizado pela pesquisa realizada em torno da fotografia. O elenco é formado pelos bailarinos Hugo Lopes, Dilo Paulo, Samuel Samways, Letícia Xavier, Clara da Costa, Marina Cervo e Flávia Tápias.

O projeto está inserido no Festival Dança em Trânsito 2023 e já passou por Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Belo Horizonte e Coronel Fabriciano (MG), Rio de Janeiro, e aporta em Brasília (DF) no dia 8 de agosto, com única apresentação no Sesc Ceilândia Newton Rossi, às 20h, com entrada franca. Depois segue para São Paulo (SP) no dia 15 de agosto e Salvador (BA) no dia 18, para voltar ao Rio de Janeiro no dia 1º de outubro. 

A companhia de dança contemporânea é franco-brasileira e tem tradição familiar. Flávia Tápias, que assina a direção artística do espetáculo com a mãe, Giselle Tápias, explica que o objetivo da obra é sensorial, que perpassa a fé, crenças, tradições e espiritualidade. “Muitos encontros são permeados pela presença do café. Café é vício, é encontro, é intervalo, é negócio, é mimo, é familiar, é cheiro. Não que ele possa subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade,” explica a diretora.


Serviço

Café não é só uma xícara

Espetáculo do Grupo Tápias. Terça-feira (8/8), às 20h, no Sesc Ceilândia Newton Rossi (QNN 27 Área Especial S/N - Ceilândia Norte). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação