rap

Spotify celebra Dia Nacional do Rap, 3º gênero mais escutado no mundo

A plataforma do Spotify revela que o gênero musical cresceu em streams e buscas, que sobem 40% a cada ano

Correio Braziliense
postado em 03/08/2023 11:50
Xamã é uma das principais atrações da primeira edição do Meskla -  (crédito: Lucas Nogueira)
Xamã é uma das principais atrações da primeira edição do Meskla - (crédito: Lucas Nogueira)

Domingo (6/8) é o Dia Nacional do Rap e o estilo musical é celebrado pelo caráter de resistência e de denúncia social. A plataforma de streaming de músicas Spotify expôs dados que demonstram o crescimento do gênero musical. De acordo com a nota, o aumento de streams no Brasil é de 25% e as buscas sobem 40% a cada ano. O rap foi o terceiro gênero mais escutado no mundo na plataforma em 2022.

Os artistas brasileiros Niink, MC Cabelinho, Slowboy e Orochi estão entre os que mais movimentam o rap no cenário nacional e internacional da plataforma. Outro destaque é o Xamã, que está entre os mais escutados do ano e o segundo artista do rap mais adicionado em playlists do Spotify. 

Dentro do Spotify, os que mais cresceram em 2023 foram Niink, MC Pê Original, Dj Pikeno Mpc, 6ee e JHXW. Os mais escutados até agora neste ano são o MC Cabelinho, L7NNON, KayBlack e Mc IG. Internacionalmente, os brasileiros que dominaram o rap na plataforma em 2023 foram Slowboy, MC L da Vinte, Mc Delux, MC Gury e Crazy Mano. E os mais adicionados às playlists de usuários no Spotify Brasil em 2023 foram Orochi, Djonga, Salve Malak e BK. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação