Composto por Kala Wita, Vella, Ben Key e Noel West, New West não é a tradicional banda que o público costuma conhecer. O quarteto de Toronto, Canadá, se considera um “coletivo”, já que cada membro exerce mais de uma função no conjunto musical — por exemplo, um mesmo integrante pode tocar guitarra, baixo e cantar. Foi por trás dessa organização não tão habitual que surgiu Those eyes, um dos maiores hits do TikTok dos últimos tempos.
Em entrevista ao Correio, Kala e Ben explicam que, no coletivo, é como se cada integrante fosse um artista por si só. “Quando criamos o New West, nós decidimos que não seria exatamente uma banda, foi assim que chegamos na definição de “coletivo”, relembra Kala. “Em uma banda de formato tradicional, existe um baixista, um cantor, um guitarrista e um baterista. No New West, todos nós temos papéis diferentes. Ben pode estar tocando guitarra, depois trocar pelo baixo e por fim cantar, por exemplo. Existe muito movimento no nosso coletivo”, avalia. Mesclando instrumentos entre si, o conjunto explora uma sonoridade que se aproxima ao R&B alternativo, em um estilo sonoro singular.
Desta forma, no New West, os membros têm mais liberdade de se expressarem artisticamente. “Nós temos ideias próprias e somos criativos das nossas próprias formas. Apesar de dividirmos muitos gostos em comum, todos nós trazemos algo de diferente para a mesa e seria um desserviço para o nosso processo criativo se só um de nós fizesse uma coisa específica, enquanto outra pessoa fizesse outra. Todos nós trazemos novidades e é isso que mantém as coisas frescas”, afirma.
Os músicos admitem que dividir igualmente todos os papéis dentro do coletivo torna os processos criativos mais caóticos, mas que, ainda assim, é a melhor forma que encontraram de exercer a criatividade. “Se nós não tivéssemos puxando o cabelo uns dos outros durante nossas criações, seria chato”, ri Kala. Fruto do ambiente fervoroso de ideias, Those eyes foi a primeira composição do conjunto. A música, lançada em 2019, foi a aposta mais certeira do quarteto até então — a faixa viralizou recentemente no TikTok e já ultrapassou o marco de 400 milhões de reproduções no Spotify, garantindo lugar nas principais paradas da plataforma.
O mistério por trás do sucesso repentino, no entanto, nem mesmo os integrantes do coletivo conseguem desvendar. “Não é uma música tão boa”, brinca Kala. “É difícil de acreditar. É um desses mistérios da vida, em que você está no lugar certo na hora certa. As pessoas se conectaram com a música em um nível muito profundo”, diz. “É muito legal ver o mundo pegar algo simples como uma canção e dar uma nova vida à ela. Ver todas essas pessoas criando conteúdos pessoais com a música e saber que elas significam tanto para todas elas é algo que definitivamente somos muito gratos”, complementa Ben.
Relação com Brasil
No Brasil, o êxito de Those eyes não foi diferente, com a música chegando ao primeiro lugar da lista de músicas virais do Spotify do país. “O Brasil foi o primeiro país a responder às nossas músicas, os brasileiros foram nossos primeiros fãs. Eles imediatamente entenderam sobre o que a música era, se conectaram com ela e continuam se conectando até hoje”, conta Kala.
Desde então, as redes sociais do coletivo têm recebido uma enxurrada de mensagens com a famosa frase “please, come to Brazil” (por favor, venham para o Brasil, em tradução livre). “Nós vamos fazer estampas de blusas com “Venha para o Brasil”, sorri Kala. “Os brasileiros estão esperando por nós e nós estamos esperando por eles também. Será um show explosivo”, garante.
A curiosidade de conhecer o Brasil foi tamanha que, no ano passado, o músico passou algumas semanas no país. “Eu tirei umas férias meio que fora do radar e fui para Ubatuba e para o Rio de Janeiro para ver do que se tratava toda essa animação sobre o Brasil”, conta Kala. “Eu me apaixonei pelo Brasil. Uma parte de in my city (música recém-lançada pelo New West), inclusive, foi escrita lá”, revela.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.