Música

Xande de Pilares lança álbum em homenagem a Caetano Veloso

O álbum 'Xande canta Caetano' é o resultado de anos de parceria e admiração que o cantor alimenta pelo "Mestre"

O projeto Xande canta Caetano é uma homenagem do sambista do Morro do Turano ao compositor baiano, de Santo Amaro. O lançamento será no dia 4 de agosto nas plataformas digitais, às vésperas do aniversário de 81 anos de Caetano.

Xande de Pilares é um dos nomes responsáveis por fundamentar o samba e o pagode que o Brasil conhece pós Cacique de Ramos. O cantor, que começou a fazer sucesso quando integrou em 1991 o Grupo Revelação, desde o início da sua carreira dá espaço para toda música virar samba em seu palco.

Em 2020, em entrevista ao programa TVZ Multishow, o artista explicou que sempre ouviu todos os tipos de gênero musical. “Lá em casa se escutava rock n'roll, bolero, nomes como Roberto Leal, Roberto Carlos”. O samba, com nomes como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, também tem espaço na formação de Xande.

Em shows e programas de TV, Xande faz questão de fundir elementos do funk, rap, mpb e forró para suas interpretações de samba. O cantor também abriu suas apresentações para cantores de outros estilos como Anitta, Ryan SP, Xand Avião e, é claro, Caetano Veloso. As músicas Você é linda e Muito romântico (Roberto Carlos), interpretadas por Caetano, já foram incluídas em diversas lives no canal no YouTube de Xande de Pilares.

Atualmente, o cantor já trabalhou com todos os seus maiores ídolos. Devido à sua criação eclética, se estendem para além do samba. Caetano é um caso recente de conexão mútua. A relação entre os dois é muito próxima, e tudo partiu da admiração que Caetano tem pela faixa Tá escrito, do Grupo Revelação, que Xande cantava. Na entrevista ao TVZ, Xande de Pilares também adiciona: “Caetano me chamou de mestre, e eu fiquei meio constrangido. Disse então que não, você é o meu mestre”.

A coletânea de curadoria de Xande traz dez das composições do mestre na voz do aprendiz. Os novos arranjos foram feitos por Pretinho da Serrinha, que também assina a produção musical. Dentre as faixas, destacam-se Muito romântico, Luz do sol, Tigresa, O amor e Qualquer coisa, que conta com solo do bandolim do brasiliense Hamilton de Holanda.

Além de Hamilton, o projeto tem um time de músicos de primeira linha como, Pedro Baby (violão), Carlinhos Sete Cordas (Violão 7 Cordas), Dirceu Leite (flauta), Rogério Caetano (violão 7 Cordas aço), Guto Wirtti (baixo), Pretinho da Serrinha (percussão) , entre outros. O projeto gráfico é assinado por Fernando Young e Cubículo Design.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Saiba Mais