Nesta quarta-feira (26/7), a historiadora da arte e jornalista Graça Ramos promove uma conversa e sessão de autógrafos do livro O apagamento de Volpi na Fundação Athos Bulcão às 19h. O livro aborda os mistérios que cercam as pinturas de Alfredo Volpi na Igreja Nossa Senhora de Fátima na 307/308 sul, conhecida como igrejinha. O trabalho de Graça Ramos traz também também destaca uma parte pouco conhecida das obras do artista.
Volpi criou cinco esboços para os afrescos da igrejinha e Oscar Niemeyer, que projetou o prédio, escolheu três. Entretanto, apenas duas das obras selecionadas ocuparam com certeza as paredes do local. Um dos mistérios que a obra aborda é o que aconteceu com a terceira obra escolhida. De acordo com pesquisas de Graça, a parede da esquerda de quem está de frente para o altar tinha formas retangulares finalizadas com um vértice superior que lembravam portas com arcos.
Em 2009, os painéis perdidos foram substituídos por novo desenho assinado pelo artista Francisco Galeno, convidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realizar a obra. Graça fez grande parte das pesquisas durante a pandemia e enfrentou desafios para ter acesso às informações, principalmente os arquivos da igreja.
Serviço
Conversa com Graça Ramos
Fundação Athos Bulcão (Asa Sul Comércio Residencial Sul 510 BL B). Quarta-feira (25/7) às 19h. Entrada gratuita. Livre para todos os públicos.