O grupo de teatro Cia Lumiato foi selecionado para participar da terceira edição do Festival do Teatro de Bonecos de Nova York, o Puppet Fringe. Com uma programação com espetáculos de mais de 15 países, entre eles, Alemanha, Nova Zelândia, Argentina, Cuba, Canadá e Chile, o festival convidou a Cia Lumiato para representar o Brasil e o Distrito Federal no evento. O festival procura mostrar a arte e a criatividade do teatro de bonecos.
A Cia Lumiato fará três apresentações do espetáculo Iara — O encanto das águas, que estreou em 2014 e ganhou prêmios de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina, Melhor Direção, Melhor Dramaturgia, e Melhor Trilha Sonora pelo Prêmio SESC do Teatro Candango, entre outros. De acordo com uma das fundadoras da companhia, Soledad Garcia, chegar tão longe significa quebrar fronteiras. “Poder chegar a Nova York, uma cidade que é vitrine da arte mundialmente reconhecida, significa quebrar fronteiras e corroborar que o teatro de sombras contemporâneo produzido no Brasil comunica através da imagem do som, do sentimento, uma história tradicionalmente brasileira que pode chegar a públicos tão diversos e sentirem-se igualmente identificados”, explica.
A Companhia tem um currículo de apresentações em mais de trinta festivais, e se torna referência no teatro de sombras. Thiago Bresani, também fundador da Lumiato, conta que essa é uma oportunidade de mostrar o próprio trabalho e conhecer o trabalho de diferentes países na linguagem do teatro. “Para a companhia, é uma oportunidade de mostrar o trabalho teatro de sombras contemporâneo que vem sendo desenvolvido e pesquisado aqui em Brasília e no Brasil e com uma temática que valoriza e visibiliza uma lenda da tradição dos povos originários tão familiar para nós, a lenda da sereia brasileira. Também é uma possibilidade de estar vivenciando e conhecendo os trabalhos de diferentes países na linguagem do teatro de formas animadas”, ressalta.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.