Um usuário do Twitter viralizou ao demandar que a Inteligência Artificial criasse o “estereótipo de cidadão” de 30 países. Nas imagens compartilhadas, é possível observar características como traços, cor de pele e tipos de cabelo, além de elementos de vestuário que traduzem a cultura das nações.
Inteligência Artificial cria a pessoa mais "estereotipada" de cada país.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2023/07/5109550-inteligencia-artificial-cria-a-pessoa-mais-estereotipada-de-cada-pais.html
Identificado como Medeiros, o internauta explicou aos seguidores que, primeiro, pediu ao ChatGPT que descrevesse o cidadão de cada um dos 30 países e só depois gerou as imagens. Medeiros compartilhou os dados na plataforma Midjourney, especificando que a foto deveria ser "feita" com uma determinada câmera, a Kodak Portra 400.
Vale destaque que nenhuma das pessoas ilustradas nas imagens são seres humanos reais — ou seja, nenhum deles existe de verdade.
Entre os países que aparecem na seleção, estão o Brasil, África do Sul, Espanha, Itália, Japão, Estados Unidos entre outros. "Achei engraçado que o único país que a IA especificou que tinha que estar sorrindo foi o Brasil", comentou ele, sobre o fato de a tecnologia ter reproduzido o clichê de "povo alegre" brasileiro.
No Twitter, plataforma onde as ilustrações viralizaram, um debate foi gerado entre os internautas que concordam com as ilustrações e outros que reclamaram da falta de diversidade. Confira as imagens:
Essa não é a primeira vez que brincadeiras desse tipo ganham destaque nas redes sociais. Recentemente um internauta pediu que a Inteligência Artificial criasse o “homem mais bonito” de cada nacionalidade.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Manoel Soares surpreende ao aparecer na RedeTV! com Sônia Abrão
-
Diversão e Arte Ex-BBB Paula Freitas choca ao revelar valor que recebe mensalmente
-
Diversão e Arte Saiba como está a atriz que interpretou Celina em Rebelde atualmente
-
Diversão e Arte Transborda Brasília anuncia os três ganhadores da 4ª edição do prêmio
-
Diversão e Arte Felipe Prior perde 100 mil seguidores após detalhes de crime serem revelados