O influenciador digital Luther Rocha, o Puxo Roxo, tem se destacado nas redes sociais por produzir conteúdos humorísticos com temáticas raciais. O jovem nasceu em Brasília e se inseriu no mercado digital em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Com tempo livre, mirou no TikTok como principal plataforma. O sucesso veio rápido e na terceira publicação já acumulava mais de 50 mil seguidores. Hoje o humorista já ultrapassa a marca de 1,5 milhão de fãs na rede social e é bastante requisitado entre as marcas famosas. Por questão econômica e mercadológica, decidiu morar em São Paulo e de passagem por Brasília, será mestre de cerimônias do Festival Latinidades. O festival acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho, no Museu Nacional da República, e no dia 9 de julho no Paranoá.
- Festival Latinidades 2023 começa em Brasília na próxima semana
- Hungria Hip-Hop revela dificuldades antes da fama: 'não tenho fotos de infância'
Luther conta que a ideia de produzir conteúdo nas redes veio logo após concluir o Ensino Médio, com a intenção de dar visibilidade às questões do cotidiano enfrentadas pelos jovens pretos. “Por escolha dos meus pais, estudei em colégios particulares como bolsista. A realidade era bem diferente. As pessoas da minha escola tinham oportunidade, quando eu olhei ao meu redor eu não tinha nada. Senti que eu precisava falar sobre pessoas como eu que vivem na capital e sentem as mesmas questões. Os pretos de Brasília ainda não se encontram, primeiro porque não tem incentivo ou transporte para cada negro sair de suas regiões e segundo porque faltam espaços de visibilidade”, contou.
@puro.roxo cabeludinho?????
? som original - MalucoOriginal
Crescer em um ambiente elitizado fez com que ele entendesse que independentemente de sua proximidade com seus colegas, aquele ambiente nunca se adequaria a ele. Um flerte com a baixa e com a alta classe. “Eu vi as duas moedas da vida e tenho melhorado a autoestima de muita gente. Quando alguém chega e diz que eu ajudei a dar perspectiva para algo, fico emocionado. Quando eu era moleque me achava o cara mais feio do mundo. Eu quero que existam vários Puro Roxo. Pessoas que chamam a cultura. Quero ser só mais negunho na linha de frente. Cada pessoa se destaca da sua maneira, quero me destacar para que outras pessoas também se destaquem”.
Ida a São Paulo
Em 2021, pensando em melhores oportunidades, Luther decidiu tentar a sorte em São Paulo. A capital é é vista pelos influenciadores como o lugar onde tudo acontece no mundo digital por ser permeada de grandes empresas, entre elas o Spotify Brasil e o Google. “Não foi fácil sair de Brasília e se aventurar em São Paulo. Morei 6 meses no sofá de qualquer um que me oferecesse onde dormir. Mas valeu muito. Eu queria resultados e vi que eu era diferente das pessoas de outras cenas”, disse.
A ida a São Paulo representou uma virada de chave para o brasiliense. Atualmente o Puro Roxo é considerado um influenciador de destaque tendo participado de campanhas para diversas marcas como Lollapalooza, Red Bull e Spotify. No momento seu foco é se estabelecer como um representante do jovem negro dentro do entretenimento nacional. “Quero poder contar a história de ter sido o moleque que conheceu os dois lados da moeda. Estou focado em ser a maior pessoa do entrenimento negro… Quero ser o Will Smith do Brasil”.
Nome Puro Roxo
O nome Puro Roxo surgiu antes do influenciador se lançar na internet, em meados de 2018, quando ganhou um tênis da cor roxa. O produto era tão marcante que ele foi adotado como o “alter ego” dele. “Quando fui morar em São Paulo, vi que não tinha ninguém com esse nome e as pessoas começaram a me conhecer por essa marca. Isso foi maravilhoso e me ajudou muito. Tem uma fase que você só quer que alguém te veja. Vou comer no restaurante e as pessoas me filmam”, revelou.
*Estágiário sob supervisão de Samuel Calado.