Música

Feitiço das Artes recebe Manassés de Souza e Pablo Fagundes

Manassés de Souza e Pablo Fagundes tocam no Feitiço das Artes nesta terça-feira (5/7) com repertório que transita pelo blues e pelo jazz

Palco por onde passaram grandes nomes da música instrumental brasileira — de Baden Powell a Toninho Horta —, o Feitiço das Artes acolhe hoje o multi-instrumentista de cordas cearense Manassés de Souza e o gaitista brasiliense Pablo Fagundes.

A partir das 20h30, o duo será protagonista da Terça do Jazz. Pelo projeto, produzido por Tita Lira, que vem abrindo espaço para artistas brasilienses e de outras regiões, já se apresentaram a cantora Mara Beau, o guitarrista norte-americano Ted Falcon, o contrabaixista carioca Oswaldo Amorim e trios de jazz, vem abrindo espaço para instrumentistas ligados ao gênero musical.

Exímio violonista que dedilha as cordas de maneira primorosa, Manassés é citado mundo afora pela maneira como toca, resultado do virtuosismo adquirido ao longo de extensa carreira. "Comecei a tocar aos 4 anos de idade e durante toda a minha trajetória estive ao lado de grandes artistas da música brasileira, Gal Costa, Nara Leão,Chico Buarque, Fagner, Zé Ramalho e Dominguinhos; e da música internacional, entre eles Paco de Lucia e Mercedes Sosa."

Arranjador disputado por músicos da mais alta prateleira dentro e fora do Brasil, Manassés transita com familiaridade pelo blues, jazz, baião, forró, música popular e erudita. Suas composições têm sido ouvidas em países como Estados Unidos, França, Espanha, Holanda, Bélgica e Austrália.

Referência no Brasil nas gaitas diatônica e cromática, o músico, compositor e professor da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, Pablo Fagundes, sob as influências do blues e do jazz, além da música brasileira — choro e bossa nova,forró e música erudita. O gaitista desenvolveu diferentes sonoridades no seu instrumento. Sua trajetória musical inclui apresentações pelo Brasil, Estados Unidos, Canadá, França.

O repertório do show reúne clássicos da MPB da importância de Ponteio (Edu Lobo), Fado tropical (Chico Buarque) e Santa morena (Jacob do Bandolim), aos quais se juntam Oblivion (AstorPiazzolla), Travels (Pat Metheny), La Mercedita (Astor Piazolla) e Eleonor Rigby (John Lennon e Paul McCartney).

Serviço


Terça Jazz

Show do de Manassés de Souza e Pablo Fagundes hoje, às 20h30, no Feitiço das Artes (306 Norte). Reservas pelo telefone 3548 1680. Classificação indicativa livre.

Saiba Mais