Cultura

Festival celebra Seu Estrelo com lançamentos de livros e apresentações

Durante a semana de programação, no Centro Tradicional de Invenção Cultural, o grupo Seu Estrelo lança o livros, peça teatral e faz rodas de conversa

Correio Braziliense
postado em 28/07/2023 17:24
A semana será de programação intenção no centro cultural de Seu Estrelo -  (crédito: Crédito: Thiago Araújo )
A semana será de programação intenção no centro cultural de Seu Estrelo - (crédito: Crédito: Thiago Araújo )

Neste domingo, às 16h (30/7), começa a Semana de Festa no Terreiro de Seu Estrelo. O evento ocupa o Centro Tradicional de Invenção Cultural e promete sete dias de celebração da história do grupo. Lançamentos de livros, música, aulas-espetáculo, rodas de conversa e apresentações teatrais estão na programação do festival, que ocorre até sábado (5/8). A entrada é gratuita.

O evento pretende ser um marco no calendário das artes candangas e tem como ponto alto o lançamento de um box intitulado O Teatro e a Mitologia Cerratense de Seu Estrelo, com dois livros escritos e ilustrados por Tico Magalhães, capitão da trupe — O Teatro de Seu Estrelo e a reedição de O Mito do Calango Voador e Outras histórias do Cerrado. A semana também inclui profgramação com apresentações de nomes que são referência na cultura brasileira como Maciel Salú, Mestre Aguinaldo, Daiara Tukano e Ialorixá Mãe Baiana de Oyá. Durante o festival, haverá a estreia da obra teatral A 6ª roda — O Portão do Qualquerer é que ilustra a proposta multicultural do festejo, fruto de movimento literário candango que propõe a decolonização da imaginação.

A segunda edição de O Mito do Calango Voador e Outras histórias do Cerrado, escrito e ilustrado por Tico Magalhães vem com a inclusão de novas histórias. Já a obra inédita O Teatro e a Mitologia Cerratense de Seu Estrelo apresenta os textos que fundamentam a faceta cênica do grupo. "Um teatro cujo ponto de partida é o próprio lugar que habitamos e onde o deixamos nos habitar. Onde os personagens são nossos conhecidos, pois residem no eterno que carregamos dentro de nós. Um teatro que tem como sua base a cultura popular brasileira, os maracatus, o cavalo-marinho e tantas outras manifestações”, explica Tico em nota de divulgação.


Programação completa

Domingo (30/7)
16h — Lançamento do box de livros O Teatro e a Mitologia Cerratense de Seu Estrelo, de Tico Magalhães, mestre do grupo Seu Estrelo.
18h — Apresentação de Maciel Salú (PE).

Segunda-feira (1º/8)
20h — Estreia do espetáculo teatral O Portão do Qualquerer, do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

Quarta-feira (2/8)
20h — Aula-espetáculo de Mestre Aguinaldo (PE): A Flor da Cana.

Quinta-feira (3/8)
20h — Roda de conversa com Daiara Tukano, Mãe Baiana de Oyá e Tico Magalhães.

Sexta-feira (4/8)
20h — Apresentação da roda: O Amor é um Rio Sem Margem, do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

Sábado (5/8)
18h — Apresentação da Orquestra Alada Trovão da Mata.

Serviço

Um Teatro de Terreiro: o Fuá de Seu Estrelo — Semana de Festa no Terreiro de Seu Estrelo

De domingo (30/7) até sábado (5/8), no Centro Tradicional de Invenção Cultural — Setor de Clubes Esportivos Sul, SES 813, Asa Sul, Brasília - DF. Entrada livre, sujeita a lotação. Não recomendado para menores de 12 anos.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação