Em 2023, o jornalista Giovanni Nobile fez sua estreia no universo das publicações com uma dobradinha literária. A galeria de arte da Fifi, lançado em maio, é um livro infantil que passeia pelas ilustrações digitais da filha bebê, feitas no período crítico de isolamento social. Já o título Enquanto o resto sufoca, que entrou em pré-venda na última segunda (24/7), faz um apanhado das poesias produzidas por Giovanni durante as últimas duas décadas, publicadas originalmente em um blog cultural que ele mesmo começou.
A escrita começou a florear na vida do autor em meio ao curso de jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, quando uma professora recomendou que os estudantes criassem sites para dar vazão aos textos produzidos no ambiente acadêmico. Ali, Giovanni passou a exercitar diariamente a habilidade de escrever crônicas, contos e poesias, com uma primazia que lhe rendeu o prêmio Top Blog Brasil na categoria cultural.
O blog, no entanto, foi descontinuado há cerca de 10 anos pelo jornalista, que passou a se dedicar profissionalmente à comunicação social, como assessor de imprensa do Banco do Brasil. Foi só em 2020, quando toda a família estava presa em casa, que reencontrou a inspiração literária, a partir das imagens que sua filha Clarice, com 2 anos na época, desenhava no tablet. Assim, decidiu transformar o passatempo da pequena no livro A galeria de arte da Fifi, que, sob seu roteiro, combina o traço ingênuo da criança com o talento da ilustradora Nani Vasques.
Depois desse primeiro contato com o mercado editorial, Giovanni decidiu retornar com vigor ao universo literário e teve uma ideia para mais um livro. Agora, Enquanto o resto sufoca aborda a escrita de maneira mais intimista e reúne as poesias produzidas pelo autor na época do blog, e está previsto para ser lançado em definitivo no mês de setembro. Concomitantemente, o autor também começou, há algum tempo, um perfil no Instagram chamado Destrava Letra (@destravaletra), em que compartilha sua paixão pela literatura com os seguidores.
O próximo passo é um romance, que ainda caminha a passos lentos, mas já começou a ser escrito. “O plano de fundo é a década de 1990, e o livro vai falar sobre futebol de botão”, diz. “Eu acho que tem algo de poético no futebol de botão, é uma coisa tão genuinamente brasileira, e eu nunca vi um romance sobre isso”.
Serviço
A galeria de arte da Fifi
Giovanni Nobile, com ilustrações de Nani Vasques. Editora Casa Kids, com 44 páginas. A partir de R$ 50, disponível no site da editora ou nas Livrarias Circulares (113 e 103 norte).
Enquanto o resto sufoca
Giovanni Nobile. Opera Editorial, com 80 páginas. A partir de R$ 43 na pré-venda, disponível no site da editora ou direto com o autor.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais
- Diversão e Arte Espaço Quituart recebe Ressaca Junina para encerrar festividades juninas
- Diversão e Arte Exposição Corpo em Movimento explora expressão corporal da dança
- Diversão e Arte Detonautas lança novo EP em comemoração aos 20 anos da banda
- Diversão e Arte Talento independente de Brasília, Bia Haga lança single ‘FFYL’ do EP ‘Cold’
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.